sábado, 15 de maio de 2021

Cronologia Novos 52\Renascimento + Universo DC (atualizado)

 




Esta é a cronologia da Terra Prime depois do evento Ponto de Ignição (Flashpoint) (2011), quando todos os títulos da DC Comics adquiriram o selo "Novos 52". A linha do tempo foi alterada quando Barry Allen entrou no fluxo do tempo e enxergou 3 linhas do tempo e foi lhe dito por uma voz onisciente que ele deveria fundir essas linhas do tempo. Eram elas: Universo DC, Vertigo e Wildstorm. Durante os eventos de Doomsday Clock (O Relógio do Juízo Final) soubemos que tal voz onisciente pertencia a Dr. Manhattan. Após o evento esta linha do tempo sofre pequenas alterações novamente, ficando mais similar à Nova Terra pré-Ponto de Ignição.

 Big Bang shak O Universo atual é criado por uma mão misteriosa, com um caldo de estrelas na palma da mão. Aparentemente, isso criou uma série de universos, como a Terra-0, Terra 1, Terra 2 e Terra-3, devido a um experimento de Krona que tentava desvendar o segredo da criação.



 Bilhões de Anos atrás 

Krona, um Maltusiano, queria descobrir os segredos da própria criação do Universo. Construindo uma máquina para isso, ele observou por seu portal uma palma gigantesca com um caldo de estrelas na mão, quando a máquina explodiu. Esta tolice custou caro a toda a existência. Devido a esse ato, fora criado o Universo de Antimatéria de Qward e o multiverso. A mera existência disso liberou uma onda de mal que corrompeu milhares de mundos. Sentindo-se culpados pela catástrofe, os Maltusianos procuraram meios de acabar com este mal. Uma parte dos Maltusianos afirmava que o mal devia ser destruído, e se retiraram para outra dimensão, e tornaram-se os Controladores. A parte restante dos Maltusianos foram os Guardiões do Universo, que migraram então para o planeta Oa. A fim de desenvolver plenamente a ciência em seu mundo, eles baniram toda a magia aleatória do local na forma dum meteoro, o Coração Estelar, que foi lançado no Multiverso. A príncipio, para ajudar a proteger o universo, eles engendraram uma raça chamada Psíons. Estes se rebelaram. A seguir, os Guardiões criaram os andróides Caçadores Cósmicos, que tiveram um destino parecido. Para impedir que a ordem se perdesse e que o universo entrasse em puro caos, os Guardiões do Universo dividiram todo o universo em 3600 setores, e para cada um deles, foi criado um anel que permitia fazer praticamente qualquer coisa que o usuário desejasse. Cada anel seria entregue aos seres mais honestos, mais destemidos e de maior força de vontade (a qual ativava os poderes do anel). Esses seres passaram a ser conhecidos como a Tropa dos Lanternas Verdes. O Mundo dos velhos deuses é destruído no Ragnarok, quando ocorreu a destruição do planeta que existia e deu origem a Apokolips e Nova Genese. Os habitantes desse planeta eram deuses, por isso que os habitantes de Nova Genese e Apokolips, planetas gerados a partir dos destroços do antigo, são chamados de Novos deuses. 

100 milhões de anos Atrás 

Surge vida em Krypton. 



Pré-História 

50.000 a.C.: Um homem da caverna do tipo Cro-Magnon chamado Vandar Adg, líder da Tribo do sangue, foi banhado na radiação de um meteorito misterioso, que lhe deu o intelecto e a imortalidade inacreditável, sendo conhecido nos dias de hoje como Vandal Savage. 

40.000: Atlântida é afundada. 

8.000 a.C.: Uma mulher chamada Pandora, descobre uma caixa misteriosa e a abre, curiosa para saber o que há dentro. Ela descobre que esta aprisionava 7 criaturas malígnas que chacinam toda a sua aldeia. 

As 7 criaturas foram responsáveis por espalhar a maldade para toda a humanidade e são posteriormente conhecidas como os 7 pecados capitais. 

No presente, descobre-se que esta caixa era na verdade um portal para a Terra-3, a fonte de toda a maldade. 

Antiguidade 

2.500 a.C: Todos os magos do Conselho da Eternidade são mortos pelo seu próprio campeão, Adão Negro, exceto um, que o aprisiona.

 1.200 a.C: São criadas as Amazonas. 

Idade Média 

Algum momento pouco antes de 1043: O Mago Merlin une o mortal Jason Blood com o demônio Etrigan. 

1043 d.C.: É formado o grupo Cavaleiros Do Demônio: Etrigan/Jason Blood, Exórtitos, Madame Xanadu, Vandal Savage, Al Jabr, Cavaleira e sir Yistin. 


Era de Ouro 

1940: Dr. Manhattan faz uma sutil interferência na história, desviando a lanterna (Coração Estelar) alguns centímetros de Alan Scott durante um desastre ferroviário. 

O resultado é que Alan Scott morreu e não se tornou Lanterna Verde, nem houve uma Sociedade da Justiça nesta linha do tempo. Invariavelmente surgem outros membros da poderia-ter-sido Sociedade da Justiça, mas agem em separado, sem formar um grupo, como Flash (Jay Garrick), Sandman (Wesley Dodds) e Johnny Trovoada. 

Porem o Dr. Manhattan reverte isso, fazendo com que a Sociedade da Justiça sempre tenha existido, nos dias atuais eles voltariam a atuar como combatentes do crime.


Passado Recente 

2006 - Os primeiros super herois da Dc começam a atuar, o primeiro é o Super Homem novos 52 que atua como o nome de Superboy

2007: Batman adota Dick Grayson que se torna o primeiro Robin, Diana começa a atuar como Mulher-Maravilha, Clark se torna o Superman, Hal Jordan como Lanterna Verde, Barry Allen como Flash, Aquaman começa a a trabalhar com os outros, depois adquire carreira solo. Além disso, vários outros heróis vão surgindo aos poucos pelo mundo. 

Mulher Maravilha ganha a capacidade de voar, graças a Hermes. 

2011 Batman e Superman se conhecem.  Supergirl da Terra 2 e Robin da Terra 2 são teletransportadas para a Terra Prime (terra ativa) e se transformam em Poderosa e Caçadora. 

 É formada a Liga da Justiça, o primeiro grupo de super-heróis da história moderna: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde Hal Jordan, Flash, Aquaman e Ciborgue. 

Algum momento logo após o surgimento da Liga: Caçador Marciano entra na equipe. A Liga enfrenta Starro. A liga enfrenta Despero. Caçador de Marte é expulso da Liga da Justiça por ser muito perigoso e poderoso. Professor Ivo constrói Amazo. É fundada a Sociedade Secreta. John Stewart vira Lanterna Verde após a morte de Tomar-Re. Guy Gardner vira Lanterna Verde. Dick Grayson com 18 anos é despedido por Batman. Batgirl é aleijada pelo Coringa. Jason Todd, com 14 anos se torna o segundo Robin. Dick vira Asa Noturna. Nathaniel Christopher Adam se torna o Capitão Átomo. Katar Hol chega de Thanagar e se torna o Gavião Negro. Jason Todd (Robin) é morto pelo Coringa. Tim Drake, 13 anos se torna o 3° Robin. A entidade Parallax toma o corpo de Hal Jordan. Hal destrói a Tropa dos Lanternas Verdes e a Bateria no planeta Oa. Assassina os Guardiões do Universo. (exceto Ganthet) Ganthet entrega o último anel a Kyle Rayner que se torna o último Lanterna Verde (vale lembrar, que mesmo nessa nova cronologia, Kyle começa a carreira com o mesmo uniforme que possuía em 1994. Batman é aleijado por Bane. Gotham City se torna caótica. Bruce Wayne retorna. A Supergirl original chega à Terra. Hal Jordan fica livre de Parallax que é aprisionado na Bateria dos Lanternas. 

A Tropa e os Guardiões do Universo são restaurados. Batman tem um filho com Thalia Al'Ghul, Damian Wayne (ele cresce rapidamente graças a um crescimento não natural acelerado ao qual ele é submetido por sua mãe). Batman morre durante a Crise Final com o raio Omega de Darkseid (não se sabe se foi essa a causa de sua morte, mas ele realmente teria morrido na nova cronologia). É substituído no manto por Dick Grayson. Damian Wayne se torna o Robin. Surge a Noite Mais Densa e a Tropa dos Lanternas Negros. Bruce retorna à vida. A "noite mais densa" acaba. Começa o Dia Mais Claro. Presente Barry dá uma carta a Bruce Wayne, vinda de seu pai, da realidade alternativa que Barry criara. Ele também conta a Bruce sobre sua aventura em Flashpoint. 

Aparentemente ele se esqueceu de tudo depois. Dick Grayson volta a ser Asa Noturna. Oráculo tem sua coluna restaurada e volta a ser Batgirl. Simon Baz vira Lanterna Verde. O Reino de Atlântida invade a costa leste, inundando-a e matando milhões de pessoas. Começa a Guerra da Trindade. O Sindicato do Crime invade a Terra fugindo do Antimonitor, dando inicio a saga Mal Eterno. O Sindicato do Crime é derrotado com exceção do Coruja que foge, e com isso se encerra Mal Eterno. 

Apocalipse escapa da zona fantasma, e começa a matar varias pessoas, por causa de suas ações e de um veneno que expele, sem alternativa, superman o mata, mas acaba sendo infectado, e acaba se tornado pouco a pouco o monstro, dando origem aos eventos de Superman Condenado Superman não consegue se controlar e sai do planeta, mas volta quando Brainac ataca o planeta, com os heróis da terra, junto dos lanternas vermelhos, perdendo o combate, superman se joga com a nave de brainac, dentro do buraco negro, alguns meses depois ele volta, já curado do vírus apocalipse 

                                   

                                                                Convergência 2015

Começa a saga Convergência, Telos coloca varias cidades do hypertempo para se enfrentarem, a vencedora continua existir, a perdedora será destruída Fim da saga Convergência, o Superman Pós-Crise, com a Lois Lane Pós-crise, o filhos dos dois Jon e Hal Jordan possuído por Parallax do período Pré-Zero Hora, vão parar na Terra Prime, onde se passa a cronologia dos Novos 52, mais tarde o mesmo acontece com Wally West pos crise vai para o universo novos 52.

Com o lançamento de DC Universe: Rebirth Special, personagens que não foram vistos durante Os Novos 52, incluindo Wally West, Jackson Hyde / Aqualad, Ryan Choi, Helena Bertinelli, e o Senhor Destino, retornaram à continuidade, enquanto outros personagens, como Ted Kord e Ray Palmer / Elektron voltaram a sua caracterização anterior ao "Flashpoint" ("Ponto de Ignição"). Além disso, Wally West explica a causa do reinício do universo após o "Flashpoint" não foi por conta de Barry Allen tentar consertar as linhas de tempo. E sim, que por razões ainda desconhecidas, o Doutor Manhattan (de Watchmen) interferiu e removeu aproximadamente 10 anos de cada personagem, o que resultou na idade mais jovem dos heróis nos Novos 52, junto com as inexplicadas ressurreições de vários personagens conhecidos falecidos, e na perda do legado e relacionamentos anteriores.

Com o desfecho do arco "Superman Reborn" na Action Comics #976, as duas versões do Clark Kent / Superman e da sua esposa Lois Lane e seu filho Jonathan Samuel Kent / Superboy, foram fundidos em uma só, unindo assim os universos pré-e-pós-Ponto de Ignição (Flashpoint) em um só. Peter J. Tomasi explicou que "Os eventos da Action #976 redefiniram e remodelaram toda a linha do tempo do Superman. Onde havia dois Superman, suas realidades, agora foram fundidas em uma linha do tempo com apenas um deles

2020 -2021
Dark Nights: Death Metal, a DC Comics usou basicamente “tudo o que tinha” em todas suas Terras paralelas em uma megassaga que virou todos os principais heróis e vilões — e suas dezenas de versões — do avesso. Em Future State, a ideia é trazer frescor à linha, com mais diversidade e juventude aos principais ícones da editora, que serão substituídos momentaneamente por novos Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman, e por aí vai.


Durante Death Metal, todas as 52 Terras paralelas conhecidas do Multiverso DC foram destruídas. Na conclusão, todas também foram restauradas, mas, em alguns casos, elas aparecem em novas versões — a exemplo da Terra-3, que terá uma diferente formação do Sindicato do Crime. Além disso, o número de Terras será maior, quebrando aí uma tradição canônica envolvendo o número 52, o Multiverso agora será o Omniverso (Um conjunto de diferentes multiversos cada um vivendo em realidades distintas que podem interagir).

E não é só isso: a partir de agora existirão vários Multiversos. Ou seja, teremos várias Terras-0 em diferentes Multiversos, abrindo margem para algo como Terra-0 do Multiverso-A (Terra-0A) e coisas do tipo. Isso não foi completamente estabelecido, mas a ideia é trabalhar com diferentes realidades com o mesmo peso, sem que elas estejam necessariamente conectadas no mesmo plano de existência.

Ao longo dos anos, sempre tivemos na DC uma “Terra principal” (ou Terra-Prime), onde acontecem os eventos da continuidade. A ideia é que não haja mais isso, nem mesmo um “Multiverso-Prime". O que se sabe por enquanto é que, em vez de “Prime”, teremos a designação Alpha, com uma contraposição ao mundo Ômega — este seria, de alguma forma, ligado a Darkseid, que, como todos sabem, possui os raios Ômega.

Além disso, já vimos citações a Elseworld, que faz uma referência direta à antiga série Elseworlds, em que a DC explorava versões de seus personagens em Terras alternativas, a exemplo de Reino do Amanhã e O Prego. Ainda não se sabe exatamente como isso deva funcionar na prática, mas, aparentemente, a editora quer manter “universos portáteis” com histórias que se conectam em uma diferente continuidade.  A esperança da companhia é que isso facilite a entrada de novos leitores, em mundos mais compactos e simples de compreender; algo que sempre não dá muito certo mas sempre tentam.
Após o desfecho da batalha entre Mulher-Maravilha e o Cavaleiro Mais Sombrio, Barry Allen explica a Wally West que “a linha do tempo foi desfeita de uma vez por todas e nossas memórias voltaram”.

Moça-Gavião diz a Wally que o Hypertime, um conceito da DC Comics parecido com o Multiverso, mas relacionado às infinitas linhas temporais, está “se curando” e os personagens provavelmente vivenciarão flashes de eventos em diferentes eras e realidades. Isso indica que a editora vai deixar de tentar manter uma continuidade coesa e vai usar o que for necessário de suas histórias passadas para determinadas narrativas. Ou seja, tudo está valendo e tudo aconteceu.  É claro que surgem dezenas de perguntas: como isso realmente funcionará? Como Batman, Superman, Flash e vários outros personagens lidarão com suas versões anteriores, da Era de Ouro e de Prata dos quadrinhos, por exemplo? Todos se tornarão uma espécie de Gavião Negro, um conglomerado de vidas passadas?
Saga Death Metal  é dito que não existe mais Terra Principal, Todas as Terras Infinitas existem, inclusive a Pós Crise onde o Super Homem migrou de universo e onde ele não migrou, na linha "normal", o Super Homem Pós crise sempre existiu no universo pós novos 52 e nunca foi igual ao super dos novos 52.

 Dark Knights Metal -2017 - Apenas 2 anos depois uma nova crise metaleira se aproxima

Todos os Multiversos (Pós Crise e Pré Crise incluidos ) ainda existem

 A saga se envolve totalmente no Batman ( para variar) é totalmente comercial e massa veia sem desculpas

Batman atrai a atenção de um Deus sombrio chamado Barbados (eu morri de rir com esse nome) , revelando que ele manda em um multiverso sombrio

 Batman é exposto a metais raros com propriedades místicas que ele achava que era um acidente mas é tudo culpa dos fanboys dele

 Barbados é um desses fanboys que quer sair do multiverso sombrio para o multiverso principal

Barbados chega com um grupo de Batmans assassinos como todo o fanboy faria

Especialmente o líder que é o Batman que ri uma mistura afetada de Batman com Coringa

 Como sempre descobrimos que os heróis vencem com um plano maluco mas temos o retorno do Dr Manhattan

O Relógio do fim do mundo
2017 - 2019

Dr manhatan de Watchmen se mudou após os eventos da saga para o Multiverso novos 52\Renascimento onde manipula diversos eventos da historia (incluindo Flashpoint) para que o superman não exista, mas por algum motivo o super homem apenas aparece de maneira diferente, porem suas alterações modificam toda a cronologia, não permitindo por exemplo que a Sociedade da Justiça tenha sido conhecida ou se quer seja formad.


Ozymandias decide fugir do universo de Watchmen após seu plano ser descoberto, ele modifica a nave do coruja e leva consigo dois supervilões e um novo Rosharch para o Universo Novos 52\ Renascimento, tentando descobrir onde está o Dr Manhatan, ele descobre que tambem pode alterar o futuro modificando eventos do presente quando captura pessoas do futuro que desaparecem após mudar eventos, porem o Dr Manhatan modifica mais uma vez os eventos desfazendo muitas coisas, o que faz com que a Sociedade da Justiça tenha sido a primeira super equipe desse universo e ainda exista.

Jon Kent é levado pela versão de Jor - El dos novos 52\Renascimento pelo universo por vários anos, mais tarde passando um tempo no futuro retornando com 10 anos mais velho, porem com a aparência de 19 anos

- O Relógio do Apocalipse 2017-2019

 A DC queria explicar a putaria do Omniverso e ao mesmo tempo fazer um crossover entre a DC e Watchmen, Geoff Johns atrasou o roteiro mas fez o que pode

Vemos que o Dr sentiu a putaria feita em Flashpoint e Convergência

 Ele se aproveita disso para criar o multiverso novos 52 afim de descobrir como recuperar sua liberdade

 Ele descobre que quanto mais poderoso é menos livre ele é

Então começa a buscar um universo onde seja poderoso e livre

Ele pega o Flash de Flashpoint e modifica o reboot depois fazendo alterações na cronologia inclusive descobre que não pode evitar o surgimento do super homem

No final ele altera a cronologia mais uma vez assim como o multiverso criando uma versão mais “ para cima” onde por exemplo na Terra Principal do multiverso novos 52 a Sociedade da Justiça sempre existiu diferente de como era antes

atualizado 2023

Crise Sombria  
Paria reaparece e tenta libertar a “ Grande Escuridão “, ele quase destrói o Multiverso 2 ( Multiverso Novos 52/Rebirth), com a ajuda dos maiores heróis do Multiverso 1 (Pré e Pós Crise ) e com o apoio da “ Luz” conseguem detê-lo restaurando o status Quo, porém O Anti Monitor retorna como conseguem-nos mas é enganado pelos heróis e mandado para um Multiverso vazio, todos esses fatos são de conhecimento público, todos sabem que existem infinitos Multiversos dentro do Omniverso DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário