sábado, 23 de outubro de 2021

Jornada nas Estrelas para Storyteller

 

Atenção - Essa é uma adaptação feita por mim que utiliza os livros da 3 edição de Storyteller, podendo usar qualquer um deles, mas é recomendado o uso de Mago A Asenção para entender as habilidades Tecnologia e Meditação, como em Star Wars irei fazer a adaptação das naves

Índice

Adaptação

Habilidades

Qualidades e Defeitos

Antecedentes

Raças

Equipamentos

Eras

Diretrizes e Leis


Adaptação - Essa é uma adaptação de fã para fã, algumas coisas serão modificadas obviamente pois o tema de Storyteller é o sobrenatural já o de Jornada é Ficção cientifica

Habilidades

Tecnologia - habilidade de compreender e utilizar tecnologias superiores (Veja Mago a Ascenção para mais detalhes)

Meditação - Normalmente possuída por Vulcanos, mas qualquer um pode comprar (Veja Mago a Ascenção para mais detalhes)

Troque Condução por Navegação

Troque Armas de fogo por Arma de Phaser

Troque Ofícios por Engenharia

Troque Ocultismo por Historia

Adicione em Conhecimentos

Artilharia - o Uso das armas da nave

Sensores - o uso dos sensores da nave

Qualidades e Defeitos - Pode pegar qualquer qualidade permitida para mortais comuns, os bonus das qualidades de dentro de cada especie podem superar o limite de 3 que é o maximo inicial em uma habilidade que o personagem pode ter em criação, exemplo Tvek tem 3 em Ciencias, mas comprou uma qualidade que dá +1 em ciencias, logo vai ficar com Ciências 4, podendo comprar duas especializações

Antecedentes - O personagem na criação de Personagem pode até 5 em um Antecedente

Patente - (Novo) - Um personagem de Patente 0 é um "Não Alistado" ou "Voluntario" não pertencendo a hierarquia e não recebendo promoções por tempo de serviço, apenas em casos especiais, como o "Chefe" Obrien que não era um oficial, mas era o engenheiro chefe da estação DS9, um voluntario experiente tem a mesma posição de um Cadete, por outro lado ele não está sujeito a hierarquia ou leis militares, pode ser removido ou chamado livremente por um oficial da Frota

1 - Cadete - você acabou de sair da academia da frota estelar, Patrono (Frota Estelar) 1

2 - Alferes

3 - Tenente Junior

4 - Tenente , Patrono 2

5 - Tenente Comandante

Oficiais Superiores - Personagem deve conseguir  a promoção dentro do jogo

Comandante

Capitão - Patrono 3

Oficias de Comando de Frotas - sugerido que os jogadores não possam atingir esse nivel, mas cabe ao narrador de acordo com a sua crônica 

Comodoro 

Vice Almirante

Almirante 


Recursos - Sim apesar de muitos debates, em Star Trek existe dinheiro, apenas não existe "papel moeda", é utilizado os "Creditos da Federação", na Nova Geração é dito que o acumulo de riqueza não é mais a prioridade, porem vemos diversos personagens em todas as series que usam creditos até para coisas bem futeis, é dito que não existe miséria ou pobreza na Terra, na Nova Geração alguns planetas passam por isso, como o planeta natal da oficial de segurança da Enterprise que liberou as drogas e é controlado por cateis, apesar da serie Picard mostrar que existe miseria e pobreza na Terra, cabe ao narrador definir como é o status sobre isso, mas na mitologia de Star trek o dinheiro existe

O Credito da Federação é a 2 moeda de maior valor do Quadrante Alfa, apenas perdendo para o Latinum dos Ferengis

0 - Todo o cidadão da Federação tem um replicador ou sintetizador de comida (depende da era) que tem rações muito nutritivas mas que retiram tudo que vai fazer mal para ele, isso altera de alguma forma o gosto das comidas, é proibido consumir alcool no seculo 24, por causa de reclamações o Alcool sintetico foi criado que retira tudo que faz mal a você dando uma sensação "parecida", todo o cidadão da federação tem uma casa com confortos basicos (mas sem Holodeck por enquanto rs), ganha 500 creditos mensais que normalmente ele não sabe com o que gastar, outros cidadãos de outros governos apenas ganham 500 creditos e moram em algum tipo de abrigo ou familiares

1 - Recebe mil créditos, possui uma propriedade alugada em algum local fora do sistema solar

2 - 2 mil créditos

3 - 7 mil Créditos

4 - 14 mil créditos

5 - 50 mil créditos


Influencia 

1 - Conhece as pessoas certas em um setor importante do seu planeta natal

2 - Bem conectado com pessoas importantes do seu planeta natal

3 - Bem conectado com pessoas importantes do seu sistema solar local

4 - Bem conectado com pessoas importantes de um setor especifico do seu governo

5 - Bem conectado com  pessoas importantes de tres  setores diferentes do seu governo 


Fama - 1(planeta natal), 2 (Sistema natal) 3 Setor natal 4 em todo seu governo 5 algumas poucas pessoas de todo o quadrante ouviram falar de você

Patrono - Todo o oficial de Patente tem um Patrono na Frota Estelar, mas ele pode ter outros Patronos (No limite de 5 cada), o Patrono é alguém que lhe ajuda com recursos, influencia, aliados ou contatos, ele é o seu chefe  e em troca lhe dá algo desde que seja fundamentado, alguém que tenha um Patrono da Frota Estelar maior do ue sua Patente pode ser um oficial em segredo da Seção 31 por exemplo

Mentor - Alguém que lhe trouxe para a Frota e lhe orienta, tenta lhe ajudar na sua carreira lhe orientado e tirando duvidas, cada nivel é alguém de um nivel de patente superior a você, ele está ali para lhe orientar não para salvar a sua pele ou tirar de enrascadas, ele pode ajuda-lo mas somente por um bom motivo

Outros Antecedentes

Aliados

Contatos

Arsenal ( Encontrado em Caçadores Caçados)

Raças - Star Trek possui assim como |Star Wars inumeras Espécies secientes que o jogador pode jogar, vamos dar exemplos de algumas, mas fique livre para adaptar ou criar novas com o Narrador, Para saber mais sobre essas e outras raças acesse Memoria Alfa (para saber sobre o que é canônico) e o Memory Beta (Em Ingles) para o que não foi confirmado como canonico mas pode ser usado na sua cronica.

Defeito que todos podem pegar

Simpatizante Maqui -3 - você simpatiza pela causa Maqui e ajuda ela diretamente sempre que pode, isso pode comprometer sua carreira, podendo ser expulso do seu governo por isso, algumas pessoas se você explicar suas razões podem "fazer vista grossa" pelo que você está fazendo

Raças Fundadoras da Federação:

Planeta capital Terra

Moeda Créditos  da Federação, a segunda moeda de maior valor no Quadrante Alfa

Classes - A Federação separa por classes e patentes os oficiais da Frota Estelar, o modo que faz isso depende da época (Veja em Eras)

As Classes são

- Operações - Oficiais de Engenharia, Comunicações e Segurança 

- Ciências - Oficiais peritos em todo o tipo de ciências, humanas, exatas e biológicas

- Comando - Oficiais de comando treinados para exercer liderança - podem ser navegadores, responsáveis por funções de liderança na nave


Humanos
Conhecidos como grandes Mercadores, são os mais sociáveis das espécies fundadoras da Federação, são os de maior quantidade dos que se alistam para oficiais da Frota Estelar, também são a espécie mais aberta a aceitar outros costumes, religiões e tradições de outras espécies, por isso o Design das naves da Frota Estelar são baseados no seus. 
Atributos 6\4\3
Habilidades 12\8\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano contusivo caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 21
Máximo 7 em Defeitos
Qualidade Especial que humanos podem comprar 
Agente da Seção 31 - +7pts - Você é um agente da agencia secreta da Federação, fundada junto com a criação do Governo Unido da Terra ( Série Enterprise), sua influencia e poder foi renovada com a carta de criação da Federação (Série DS9), sendo a mais influente organização da Federação e do Quadrante Alfa, sua missão é proteger e aumentar o poder da Federação e seus membros, apesar disso eles somente recrutam humanos, até a organização ser exposta e ter havido uma reforma onde foram obrigados a aceitar agentes de raças membros da Federação ( Série DS9).
Renegado (-2pts) - Meio Humanos podem comprar também - Você rejeita tudo que a Federação acredita e representa, apenas fazendo parte dela porque é de seu beneficio, caso descubram você recebe +2 de dificuldade em qualquer teste social com membros da Federação, renegados podem ser piratas, criminosos e outro tipo de pessoa que a Federação finge que não existe em sua sociedade

Vulcanos
Também conhecidos como grandes comerciantes, mas também diplomatas e cientistas, eles descobriram e civilizaram a humanidade (mas não diga isso aos humanos rs), os vulcanos sentem emoções muito intensamente, mas através de suas disciplinas e tradições conseguiram dominar suas emoções, alguns podem até mesmo existir sem emoções, a cada 7 anos após a fase adulta entram em Ponfarr aqueles que extirparam as emoções continuam normais, os demais vulcanos podem tentar meditar para adiar os efeitos (Vigor + Meditação Dif 8 por dia), caso sofra do Ponfarr ele fica sem controle das suas emoções e agressivo, precisando copular ou matar uma vida para os efeitos passarem, meio vulcanos tem os efeitos reduzidos (-1 de dificuldade),  mas também sofrem deles, meio vulcanos vivem metade do tempo que Vulcanos vivem
Todo o Vulcano e Meio vulcano são empatas, podendo mesclar suas mentes jogando Raciocinio + Meditação a dificuldade é a força de vontade do alvo caso ele não queira fazer isso, com isso ele pode entender a mente de uma pessoa, ler pensamentos superficiais e buscar por uma informação especifica, caso essa pessoa possua disturbios mentais, o vulcano deve descansar e meditar para tentar tirar os efeitos e evitar fazer a união de mentes novamente sob pena de poder "pegar" os disturbios mentais da pessoa, neste caso para curar ele somente um mestre do Kolinahr
Vulcanos possuem Visão e Audição aguçada, se sentem "desconfortáveis" no frio, podem passar semanas sem beber agua, isso se deve ao planeta Hostil que é vulcano
Inicialmente ajudaram a Humanidade com toda sua tecnologia, atualmente ajudam no setor cientifico, desenvolvimento de super computadores, sensores e escudos.
Vulcanos não bebem, não fumam, não usam nenhum tipo de droga ou comem carne, tudo isso para evitar diminuir sua disciplina e perderem o controle emocional
Toda sua cultura e tradições vem de de Surak
Atributos 7\6\5
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano Letal caso estejam sem proteção, causam dano letal com as mãos nuas
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 5
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos
Mestre Kolinahr (+7) - Terminou seu treinamento de controle de emoções a nivel mestre, não sofrendo dos efeitos do Ponfarr ou qualquer outro problema emocional ou efeitos que possam afetar suas emoções, pode curar vulcanos "infectados" por problemas e disturbios mentais (Raciocinio + Meditação)
Formado na academia Vulcana de Ciências (+5) - Ganha +2 em Acadêmicos, Computadores e Ciências
Ilógico (-7) você rejeitou o efeito da lógica e os ensinamentos de Surak, sendo tratado com extremo preconceito pelos outros vulcanos, por causa disso, toda vez que experenciar  fortes emoções deve fazer um teste de Força de Vontade Dif 9 minimo 3 sucessos, caso falhe você perde controle sobre suas emoções e o resultado o narrador vai determinar


Andorianos
Os Andorianos são uma raça guerreira que aprecia as fortes emoções, apesar disso não são descontrolados mas muito bem disciplinados, no passado tiveram uma guerra interminavel com os Vulcanos, até os Humanos intervirem e conseguirem um tratado de paz, os Andorianos possuem capacidades regenerativas em suas "antenas", uma minoria dos Andorianos são telepatas, antes eram totalmente segregados pela sociedade, hoje vivem em santuarios meio que afastados da sociedade, Andorianos preferem o clima frio, sendo imunes a frio extremo, todo o andoriano possui visão e audição aguçada
Atributos 7\5\3
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano Letal caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 4
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos
Formado na academia Imperial Militar Andoriana - +5pts - +1 em Prontidão, segurança,  Briga, Armas Phasers e Armas brancas
Telepatas +7pts - Normalmente destinado a santuarios, atualmente ajudados pela casta religiosa da sociedade andoriana, os telepatas nascem cegos, porem com capacidades telepaticas (Em termos de jogo Telepatia N3 - veja super herois para Storyteller)
Purista -7 - Os Andorianos possuem um forte movimento independente, eles querem a volta da gloria do imperio Andoriano, muitas vezes desconfiam da Federação, acreditam que Andoria deve ser capaz de se defender sozinha, muitas vezes quase geraram a saida dos Andorianos da Federação, eles possuem preconceito com não Andorianos e caso exponham o que acreditam sofrem um redutor de -3 em testes sociais com membros da Federação



Terallitas
Conhecidos como  incríveis engenheiros, e mais surpreendente como diplomatas, vivem em uma sociedade onde tudo é resolvido em um dabate verbal, pessoas boas de lábia são reconhecidos em sua sociedade, eles podem parecer hostis em seus debates podendo falar palavras de baixo escalão ou parecer estarem nervosos, mas isso é para testar o auto controle do alvo.
Todo o Terallita tem dificuldades em visão recebendo +1 de dificuldade nos testes de percepção, mas possuem audição aguçada, tem o defeito estatura baixa, +1 em em todos atributos mentais
Atributos 6\4\3
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano contusivo caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 4
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos

Formado na Academia de Diplomatas Tellalitas +4pts - +2 em Empatia e +2 em Labia e +1 em Politica
Formado no Corpo de Engenheiros Terallitas - +5pts - +2 em Engenharia , Academicos e Computadores 
Caçador de Recompensas - -5pts - seu personagem é um caçador de recompensas ou seja rejeitou sua sociedade, pode ser em segredo ou não, mesmo assim sofre preconceito com os membros de sua raça, não pode começar com Recursos maior do que 1



Império Klingon

Planeta capital Qronos

Moeda Datario imperial Klingon, a quarta moeda de maior valor no Quadrante Alfa e a segunda Moeda de Maior valor no Quadrante Beta

Klingons
Uma raça conquistadora e uma das maiores potencias militares do Quadrante Alpha, tem um forte código de Honra, que algumas vezes atrapalham sua vida, pessoas que violam esse codigo podem ser mortas ou banidas de sua sociedade, sua religião e cultura acredita que se morrer com honra vão para os salões dos guerreiros, caso morram sem honra vão para o inferno, sua figura mais importante é Kahless o inesquecível que criou o modo de vida Klingon, os Klingons conquistam povos que lhe devem pagar tributos (20 por cento dos recursos que os Klingons consideram uteis), eles não podem ter equipamento defensivo, na sua sociedade os Klingons são consideradas uma casta superior a todos eles, em troca os Klingons "protegem" o território deles
Atributos 7\5\3
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano Letal caso estejam sem proteção, causam dano letal com as mãos nuas, clicam se regeneram duas vezes mais rapido que um humano normal, o sangue Klingon é compatível com Vulcanos e Romulanos se sofrer alguma alteração (mas não lembre eles disso)
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos
Formado na academia Imperial Militar Andoriana - +7pts - +2 em Prontidão, segurança,  Briga, Armas Phasers e Armas brancas
Membro da Federação (+2) Alguns Klingons decidiram ser membros da Federação, podendo fazr parte da Frota Estelar
Membro de uma casa (+2) - Concede Patrono 2 - Sua familia é tradicional no Imperio Klingon, não é uma grande casa, mas pode ser ouvida pelo conselho e o Chanceler caso marquem uma audiencia, a palavra de sua casa é considerada verdade dentro do territorio dela, tendo que a pessoa que a questione provar perante o conselho
Sem Honra -5  O personagem é considerado indigno e todos os Klingons vão rejeita-lo, eles somente irão lutar com ele em caso de salvar suas vidas, pois ele não merece a morte de um guerreiro, todos os klingons irão lhe dar as costas, conspirar contra você e etc quando descobrir que você é considerado sem Honra

Império Romulano

Planeta capital Romulus (depois foi colocado outro na era moderna, veja em Eras)

Moeda Datario Romulano, a terceira moeda de maior valor no Quadrante Alfa e a Moeda de Maior valor no Quadrante Beta

Romulanos
Os Romulanos são originalmente o "clã ou tribo das aves de rapina" oriundos de Vulcano, saíram de seu planeta natal por não concordarem com a filosofia de Surak,  em muitas eras o maior adversário da Federação, ironicamente foram eles que criaram ela, quando tentaram invadir o território de seus membros fundadores, criando a coalizão de planetas que viria a dar origem a Federação, possuem tecnologia avançada (até mesmo para os padrões da Federação), vivem em disputas internas e conspirações, que lembram o império romano, por isso e uma má tradução que seu nome acabou ficando desse jeito conhecidos, seu serviço de inteligência é considerado o mais competente do Quadrante Alfa, superando inclusive o Vulcano, possuem audição mas não visão aguçada, todas as raças sob seu dominio são escravizadas.
Atributos 7\6\5
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano Letal caso estejam sem proteção, causam dano letal com as mãos nuas
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos
Membro do Tal Shiar +7pts - Semelhante a Seção 31 só que envolve totalmente o governo Romulano
(+2) Membro da Federação - Alguns romulanos nasceram no territorio da Federação e decidiram ser membros dela, muitos servindo na Frota Estelar
(-7) Desertor - você era um oficial romulano e decidiu desertar para a Federação, em troca contou tudo ue sabia, é obrigação de todo o romulano ao saber disso mata-lo ou leva-lo de volta para o governo romulano onde receberá  promoção e  dinheiro


Aliança Ferengi

Planeta capital  Ferenginar

Moeda Latinum  , a  moeda de maior valor no Quadrante Alfa



Ferengis
No passado os Ferengis eram um povo que viviam em guerras entre nações, eles nunca usaram armas de destruição em massa em seu mundo, nem tiveram racismo, mesmo depois de sua Ascenção nunca criaram gerras interestelares, quando o primeiro Grande Nagus surgiu, ele se tornou o melhor administrador da historia da raça, logo nações queriam que ele fosse seu lider, eles as convenceu a dissolverem os governos, unificando o povo Ferengi, criando a aliança Ferengi que seria como uma mega corporação, sem cobrar taxas ou impostos, cada Ferengi poderia ser um acionista se quisesse, cada empresa era como uma corporação subsidiaria a mega corporação aliança Ferengi.

Quando uma raça alienígena tentou conquista-los , o grande Nagus da época os convenceu a vender a tecnologia de dobra espacial e outras tecnologias avançadas, assim os Ferengis viraram uma potencia espacial, com o mesmo nivel tecnologia da Federação,  os Ferengis não querem conquistas ou expansões territoriais, mas sim lucro, eles podem defender uma civilização ou fazer qualquer coisa por lucro, especialmente se envolver Latinum, um metal ou rocha que não pode ser replicada ou sintetizada e é extremamente rara, que funciona como a moeda da Aliança Ferengi, no final de DS9 Rom se torna o novo Grande Nagus, todo o grande Nagus tem 60% das ações da Aliança Ferengi e administra, Rom decidiu cobrar impostos para criar programas sociais e saude publica, o que lhe fez receber ameaças de morte e outras coisas, ele também instituiu uma politica de igualdade entre generos que foi mais "aceita" pela população.

Os Ferengis vivem e usam como lei e livro religioso as "Regras de Aquisições", que os Ferengi usam como regras de comportamento do seu dia a dia.

Devido ao formato único de seus cérebros são imunes a telepatia, tem o defeito estatura baixa, audição aguçada,  +1 em em todos atributos mentais

Atributos 6\4\3
Habilidades 13\9\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano contusivo caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 15
Máximo 7 em Defeitos
(+7) Corporativo - você é o dono de uma corporação, sendo respeitado pelos Feregi por isso, semelhante a ser um agente da Seção 31 só que na Aliança Ferengi
(+2) Membro da Federação - Alguns Ferengi nasceram no território da Federação e decidiram ser membros dela, alguns poucos servindo na Frota Estelar
(-3) Quebrado - o personagem não pode iniciar com recursos maior do que 1, e é desprezado por todos os Ferengis por ser ruins de negocios e não saber usar as regras de aquisições



Império Cardassiano

Planeta capital Cardassia

Moeda Credito Cardassiano  a quinta moeda de maior valor no Quadrante Alfa 



Cardassianos 
Os Cardassianos eram um povo extremamente pacifico e espiritual, conseguindo paz mundial antes de atingirem a viagem espacial, porem isso levou a super população e a fome, os recursos do planeta foram devastados, a população desesperada deixou o poder para os militares e a sociedade secreta conhecida como Ordem Obisidiana, eles transformaram Cardassia em uma ditadura imperial, que se expandiu pelas estrelas, escravizando cada raça conquistada.
Eles chegaram até Bajor e exploraram todos os recursos naturais, assim como escravizaram os Bajorianos, quando conheceram a Federação apesar de terem tecnologia inferior, conseguiram conquistar um planeta da Federação, assim como provocar uma sangrenta curta guerra que pegou a Federação despreparada, porem a Federação tinha a maior força, mas como a Federação é pacifica decidiu criar um tratado de paz, que gerou a crise dos Maquis, um movimento de cidadãos que são contra os acordos e querem o fim do dominio dos Cardassianos no territorio da  fronteira, os Cardassianos apesar de terem sido devastados na guerra Dominion são uma das potencias em Ascenção do Quadrante Alfa, conseguindo acordos secretos para melhorar sua tecnologia militar, os Cardassianos são extremamente nacionalistas.   

Atributos 6\4\3
Habilidades 12\8\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano contusivo caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 21
Máximo 7 em Defeitos
Membro da Ordem Obsidiana (+7pts) - No passado era extremamente poderosa, depois da Guerra Dominion ficou devastada, mas pretende recuperar seu poder, ainda tem muitos aliados infiltrados, é semelhante a seção 31, só que no governo Cardassiano
(+2) Membro da Federação - Alguns Cardassianso nasceram no território da Federação e decidiram ser membros dela, alguns podem até querer servir  na Frota Estelar
(-2) Meio Bajoriano - se um Cardassiano tiver sangue Bajoriano ele é visto como inferior e tratado de maneira diferente pelos outros cardassianos

Republica Bajoriana
Capital Bajor
Moeda - Latinum e Credito da Federação


Bajorianos
Enquanto a humanidade estava aprendendo a usar ferramentas e vivia em tribos, os Bajorianos exploravam o espaço com uma tecnologia pré dobra que é capaz de viajar na velocidade da luz, nessa época ancestral eles já adoravam os Profetas e eram governados por um corpo religioso, já atingiram nessa época paz universal, vivem em uma utopia, não conhecendo outras especies alienigenas, nem querendo se dedicar a conhecer, no século 23 os Cardassianos chegaram e exploraram os recursos do planeta, assim como escravizaram os Bajorianos, obviamente os Bajorianos lutaram bravamente, mas sua tecnologia militar era inferior aos Cardassianos, no século 24 a Federação após o conflito com os Cardassianos, negociou a paz em Bajor, como os Cardassianos já tinha tirado tudo do planeta decidiram aceitar, Bajor virou um governo independente e protetorado da Federação, que estava ajudando nos esforços de reconstrução da civilização.
A Estação orbital Cardassiana foi modificada para virar a DS9 para supervisionar e proteger os Bajorianos, os Cardassianos nem pensavam em voltar lá, até que os Profetas abriram um buraco de minhoca entre o Quadrante Alfa e o Gama, no sistema solar principal dos Bajorianos, isso atraiu a atenção dos Cardassianos e dos Dominion para aquele local.
A Guerra atacou novamente  Bajor, mas ela conseguiu se recuperar, apesar de todo o historico, os Bajorianos não são membros oficiais da Federação, pois até onde se sabe na cronologia não estão considerados "´prontos", porem seus cidadãos podem tentar se tornar oficiais da Frota.
Os Bajorianos são identicos aos humanos, exceto pelas petuberancias em seu natriz, como  são extremamente religiosos, homens e mulheres usam brincos ornamentais para demonstrar sua fé.
Atributos 6\4\3
Habilidades 12\8\5
Humanos apenas jogam o vigor para absorver dano contusivo caso estejam sem proteção
Antecedentes 5
Força de Vontade Inicial 3
Pontos de Bônus 21
Máximo 7 em Defeitos
Qualidade Especial que humanos podem comprar 
(+7) Membro do circulo interno - parte do circulo interno do governo Bajoriano, não é exatamente membro do governo, mas tem um passado de ter lutado por Bajor e é respeitado por isso, semelhante a Seção 31 só que dentro do governo Bajoriano


Equipamentos

Federação
Phaser
Era Enterprise - 5 de dano , modo não letal (dano contusivo), modo letal (dano letal)
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) Dano 7  Modo tonteio dano contusivo, modo letal padrão dano letal,  modo dano letal maximo dano agravado
Era Nova Geração  - Dano 8
Era Discovery Parte 2 - dano 10

Tricorder Cientifico
Era Enterprise +1 em Ciencias
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Ciencias
Era Nova Geração  +3 Em ciencias
Era Discovery Parte 2 +4 Em Ciencias

Tricorder Medico
Era Enterprise +1 em Medicina
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) - +2 Em Medicina
Era Nova Geração  +3 Em Medicina
Era Discovery Parte 2 - +4 em Medicina

Tricorder Engenheiro
Era Enterprise +1 em Engenharia e Computadores
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Engenharia e Computadores
Era Nova Geração +3 em Engenharia e Computadores
Era Discovery Parte 2 +5 em Engenharia e +3 em computadores

Tricorder de Segurança
Era Enterprise +1 em segurança e +1 em computadores 
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em segurança e +2 em computadores
Era Nova Geração +3 em segurança e +3 em computadores
Era Discovery Parte 2 - +5 em segurança + 3 em computadores

Klingon
Disruptor - 
Era Enterprise -Dano 5, Todo o disruptor  dá somente dano agravado
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) Dano 7
Era Nova Geração  Dano 8 
Era Discovery Parte 2 dano 10

Tricorder Cientifico
Era Enterprise +1 em Ciencias
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Ciencias
Era Nova Geração  +3 Em ciencias
Era Discovery Parte 2 +4 Em Ciencias

Tricorder Medico
Era Enterprise +0
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +1
Era Nova Geração +2
Era Discovery Parte 2 +3

Tricorder Engenheiro
Era Enterprise +1 em Engenharia e Computadores
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Engenharia e Computadores
Era Nova Geração +3 em Engenharia e Computadores
Era Discovery Parte 2 +5 em Engenharia e +3 em computadores

Tricorder de Segurança
Era Enterprise +2 em segurança e +1 em computadores 
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +4 em segurança e +2 em computadores
Era Nova Geração +5 em segurança e +3 em computadores
Era Discovery Parte 2 - +5 em segurança + 4 em computadores

Romulano
Disruptor
Era Enterprise -Dano 5, Todo o disruptor  dá somente dano agravado
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) Dano 7
Era Nova Geração  Dano 8 
Era Discovery Parte 2 dano 10

Tricorder Cientifico
Era Enterprise +1 em Ciencias
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Ciencias
Era Nova Geração  +3 Em ciencias
Era Discovery Parte 2 +4 Em Ciencias

Tricorder Medico
Era Enterprise +1 em Medicina
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) - +2 Em Medicina
Era Nova Geração  +3 Em Medicina
Era Discovery Parte 2 - +4 em Medicina

Tricorder Engenheiro
Era Enterprise +1 em Engenharia e Computadores
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Engenharia e Computadores
Era Nova Geração +3 em Engenharia e Computadores
Era Discovery Parte 2 +5 em Engenharia e +3 em computadores

Tricorder de Segurança
Era Enterprise +2 em segurança e +1 em computadores 
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +4 em segurança e +2 em computadores
Era Nova Geração +5 em segurança e +3 em computadores
Era Discovery Parte 2 - +5 em segurança + 4 em computadores

Cardassiano
Phaser
Era Nova Geração  Dano 7  modo letal padrão dano letal,  modo dano letal maximo dano agravado
Era Discovery Parte 2 - Dano 9

Tricorder Cientifico
Era Nova Geração  +2 em Ciencias
Era Discovery Parte 2 +3 Em ciencias

Tricorder Medico
Era Nova Geração +3 em Medicina
Era Discovery Parte 2 +4 em Medicina

Tricorder Engenheiro
Era Nova Geração +3 em engenharia e computadores
Era Discovery Parte 2 +4 em engenharia e computadores

Tricorder de Segurança
Era Nova Geração +5 em segurança +3 em computadores
Era Discovery Parte 2 +6 em Segurança + em computadores

Ferengi
Phaser
Era Enterprise - 5 de dano , modo não letal (dano contusivo), modo letal (dano letal)
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) Dano 7  Modo tonteio dano contusivo, modo letal padrão dano letal,  modo dano letal maximo dano agravado
Era Nova Geração  - Dano 8
Era Discovery Parte 2 - dano 10

Tricorder Cientifico
Era Enterprise +1 em Ciencias
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Ciencias
Era Nova Geração  +3 Em ciencias
Era Discovery Parte 2 +4 Em Ciencias

Tricorder Medico
Era Enterprise +1 em Medicina
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) - +2 Em Medicina
Era Nova Geração  +3 Em Medicina
Era Discovery Parte 2 - +4 em Medicina

Tricorder Engenheiro
Era Enterprise +1 em Engenharia e Computadores
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em Engenharia e Computadores
Era Nova Geração +3 em Engenharia e Computadores
Era Discovery Parte 2 +5 em Engenharia e +3 em computadores

Tricorder de Segurança
Era Enterprise +2 em segurança e +1 em computadores 
Era Clássica (Discovery Parte 1 e Era Classica) +2 em segurança e +2 em computadores
Era Nova Geração +4 em segurança e +3 em computadores
Era Discovery Parte 2 - +5 em segurança + 3 em computadores




Eras
A humanidade de Jornada nas Estrelas possui  mais ou menos a mesma linha do tempo do nosso mundo até o fim da segunda guerra mundial, depois disso as mudanças começam, vamos citar abaixo os eventos mais importantes resumidos, para saber mais acesse  Memoria Alfa (para saber sobre o que é canônico) e o Memory Beta (Em Ingles) para o que não foi confirmado como canonico mas pode ser usado na sua cronica.
As Guerras Eugênicas
Após a Segunda Guerra Mundial os governos do mundo decidiram em segredo criar super humanos, os humanos eugenicos aprimorados, para serem super soldados, eles eram mais fortes, rapidos, resistentes e inteligentes, porem tinham problemas morais e de agressividade, eles escaparam e tentaram conquistar o mundo e quase conseguiram, com exceção das Americas nos anos 90, nos EUA os ricos e poderosos criaram o "Santuarios", que depois do fim das Guerras Eugenicas iria abrigar pessoas comuns que virariam cidadãos de segunda classe, em 1999 a Guerra acabou, os Eugenicos foram todos considerados extintos, porem em segredo os governos da Terra esconderam os embriões eugenicos e os eugenicos liderados por Khan escaparam da Terra, o resultado foram milhões de mortos e um planeta devastado, mas não seria pior do que viria depois.


Terceira Guerra Mundial
Existe pouca informação sobre esse periodo, o que sabemos é que os Governos da terra decidiram acabar com o dinheiro e tomar os recursos das Corporações, o modo que eles tinham de "pagamento" pela lealdade era dar drogas para controlar sua população e forças de defesa, mesmo com esse total controle eles decidiram fazer guerra entre si, causando a Terceira Guerra Mundial que foi uma guerra nuclear, a Terra ficou devastada como nunca antes, a maioria dos governos se dissolveu exceto curiosamente o Reino Unido ( Em Enterprise menciona que a Real Marinha Britanica sempre continuou existindo), o resto do mundo se dividiu entre milícias e  diversas facções sem um governo unificado, o dinheiro voltou a existir graças a revolta das pessoas assim como as corporações, o Dr Cochrane criador do primeiro motor de dobra humano disse que criou ele para ganhar dinheiro e se aposentar em uma ilha tropical
As corporações investiram em projetos tecnológicos avançados, a Lua começou por exemplo a ser minerada e uma estação foi construida lá, assim como uma base onde a elite corporativa decidiu ir morar.
o Dr Cochrane formado em uma das poucas Universidades ainda existentes, realizou o primeiro voo de dobra atingindo 0,99 por cento da velocidade da luz, como não possuia cristais de Dilitium, ele utilizou um missel nuclear modificado com um reator de materia e anti meteria.

Ele teria dito que viajantes do futuro o ajudaram e que foi atacado por cyborgs, mais tarde ele disse  que estava bebado e inventou tudo aquilo
O Governo Unido da Terra
Após o primeiro Voo de Dobra Espacial, isso atraiu a atenção dos Vulcanos, que estabeleceram o primeiro contato, eles ajudaram a limpar a radiação, assim como a reconstrução da Terra e a criação do Governo Unido da Terra
Mesmo assim as medidas de seguranças dos Vulcanos criavam animosidade com os humanos que viam aquilo como uma forma de atrasar o avanço tecnológico deles, os humanos começaram a explorar e colonizar as estrelas, o mais longe que podiam e lugares que não deveriam ir pois era longe demais para voltar, as corporações de mineração independentes de Dilitium foram o negocio que os humanos se jogaram, apesar dos avisos dos Vulcanos que não era seguro.
A Terra virou uma Utopia, sendo esta geração que nasceu nesse tempo considerada a mais prospera, chamados de "Boomers", uma referencia a geração que veio depois da Segunda Guerra Mundial que foi a mais prospera da historia americana.
A Humanidade começou o projeto de Motor de Dobra 5 humano,  para criar uma nave de exploração espacial, apesar dos avisos de perigo dos Vulcanos, Henry Archer encabeçou o projeto, misteriosamente depois de tudo isso o Dr Cochrane desapareceu usando um motor experimental.
Oficialmente para os outros governos espaciais , O Governo da Terra era um protetorado do Alto Comando Vulcano

Era Enterprise 2140 a 2160
Os Uniformes eram iguais, porem as tiras neles demonstravam a designação, Dourado Comando, Vermelho Operações e Azul Ciências 
O filho do Engenheiro Henry Archer chefe do projeto do motor de Dobra 5 faz um voo não autorizado, com a supervisão do seu Capitão, o voo prova que o moto de seu pai funcionava, mas ignorou as medidas de segurança, por isso o Capitão perde a oportunidade de ser capitão da primeira nave de exploração espacial da Terra, já o Comandante Jonathan Archer é promovido a Capitão da Enterprise.
Jonathan Archer tem uma postura hostil quanto aos vulcanos, pois como muitos humanos acreditam que os vulcanos estão atrasando seu desenvolvimento tecnológico, ele reune o melhor que a humanidade tem a oferecer, mas precisa aceitar relutantemente como primeira oficial e oficial de ciências uma vulcana chamada T´Pol, o Engenheiro apeladado de Trip que lhe ajudou no seu voo não autorizado é chamado como engenheiro chefe, o medico da Nave é o Dr Plhox que é Denobulano e é o melhor medico conhecido além de ter se oferecido, a Dr Hoshi que criaria com muito esforço o primeiro tradutor universal conhecido, que seria fundamental no futuro da Federação, o Coronel Malcom Reed que criaria o famoso "alerta vermelho", entre outras figuras importantes.
O Capitão Archer não queria armamento pesado na nave, para que não parecesse uma nave de guerra, ele mudaria de ideia após descobrir que existem diversas raças hostis no universo

1 Temporada  - Os Humanos começam a explorar o espaço, conhecem sobre os Klingons, Andorianos e Terralitas, eles descobrem que os Andorianos e Vulcanos estão em uma guerra fria, mas ajudaria a criar um tratado de paz entre eles, o Capitão Archer descobre que existe uma guerra temporal no futuro, tendo raças hostis que querem mudar o passado, mas quase ninguém acredita nele, no final a Enterprise instala equipamentos basicos de defesa após quase ser destruida

2 e 3 Temporadas - A Terra é atacada pela enigmática civilização dos Xindi, 7 milhões de morrem com o prototipo da arma criada para destruir a vida na Terra, a Enterprise retorna e é considerada culpada pela situação, porem o Capitão Archer convence que devem usar ela para evitar o pior e descobrir sobre os Xinda, eles vão até a expansão Delfica, um espaço que foi alterado por misteriosas esferas, a Enterprise recebe as melhores tecnologias humanas, a tripulação descobre uma raça extra dimensional do futuro cuja forma da nossa dimensão é hostil para ela, convenceu os Xindi que a humanidade é uma ameaça a eles, que devem extermina -la e criou as esferas, varios tripulantes morrem, a Enterprise consegue cumprir sua missão e são recebidos como herois, apesar disso existe hostilidade dos humanos com alienígenas, o homem mais rico da humnidade organiza um grupo de supremacistas humanos que não querem misturar dna humano com outras especies, mas são detidos pela Enterprise

4 Temporada 
- Archer encontra os manuscritos digitais de Surak o messias vulcano, assim como seu Katra ( espirito e memorias), ele sabe sobre a historia secreta vulcana, acaba parando uma guerra entre os Andorianos e os Vulcanos, sem falar que agora os Vulcanos tem os verdadeiros ensinamentos de seu messias, mudando radicalmente a cultura vulcana, união de mentes agora não é considerado mais um crime pois eles sabem fazer com segurança por exemplo
- Os Ultimos Eugenicos conhecidos são encontrados e mortos,(mas em segredo existem outros eugenicos liderados por Khan),  quase provocam uma guerra com os Klingons, porem os Klingons querem criar super agentes infiltrados, por isso submetem seu povo a o experimento, isso gera os Klingons com aparencia humana que aparecem na serie classica, eles tem emoções e comportamentos mais humanos, mas a mesma força e resistencia de um klingon, eles são usados como buchas de canhão disponíveis
- Os Romulanos começam a atacar a coalizão de planetas (Os fundadores da federação), para voltar uns com os outros, mas a conspiração é exposta pela Enterprise

Depois dos Eventos de Enterprise, os Romulanos atacam de surpresa e quase vencem, mas a Coalizão se une e consegue expulsar os Romulanos, na época a maioria das naves humanas que não eram especiais usavam armas nucleares modificadas, assim como toda a comunicação entre a Coalizão e os Romulanos foi feita via radio, os Romulanos apenas tinham motor de Dobra 1 mas seu armamento era bem superior ao da Coalizão, porem o grupo reunido conseguiu vence-los, os Vulcanos decidiram dar toda sua tecnologia aos humanos que demorariam a domina-la com engenharia reversa, assim como a Coalizão viraria a Federação, cada raça contribuiria com o melhor que possuia para fazer a Frota Estelar a força defensiva da Federação

Os Romulanos trocaram sua tecnologia de camuflagem pela tecnologia de dobra dos Klingon, assim os Klingons começaram a desenvolver um sistema primitivo de camuflage e os Romulanos aprenderam a ir em Dobra 3, logo atingiriam valores maiores de dobra se tornando um imperio maior ainda conquistando diversas civilizações.

A Maioria das naves nesse período da Terra atingem dobra 1, as Naves da Frota Estelar tem velocidade de cruzeiro em Dobra 1 e velocidade maxima dobra 2,5, com exceção da Enterprise e mais trde as naves NX que atingem Dobra 5 

Era Discovery Parte 1
2256 - 2259
Operações (listra vermelha), Comando (listra Dourada), Ciências (listra prateada), Medico (roupa branca), Uniformes especiais dourados de Capitão e Almirante 

Os Conflitos com os Klingons escalaram e a Federação quase é destruída, grupos terroristas vulcanos surgem (!), graças a tecnologia de camuflagem os Klingons quase derrotam a Federação, com poucas naves restando o Quadrante Alfa vira um caos, mas eventualmente a Federação vence.

Velocidade de Cruzeiro Dobra 4, Velocidade máxima Dobra 6,5


Era Clássica 2265 - 2270 (parte 1)
No ano 2265 Comando e Operações eram dourados e a divisão cientifica azul, a partir de 2266 até 2270 Comando era Dourado, Operações Vermelho e Ciencias Azul, a patente aparecia nas listras da manga da camisa.

Os Conflitos com os Klingons e os Romulanos continuam escalando, apesar de existir uma guerra fria entre a Federação e essas potenciais espaciais, a Federação tem sua maior época de expansão e exploração espacial. o maior rival nessa época é o Imperio Klingon

Velocidade de Cruzeiro Dobra 5,5 Velocidade Maxima sem causar danos Dobra 7


Era Classica (Parte 2) 2270 - 2300
 Os Uniformes eram iguais, a  Divisão ficava nas golas (Dourado para Comando, Vermelho para Operações e Azul para Ciências), o posto ficava na placa no ombro do uniforme

Nesse período após um desastre os Klingons entram em colapso, um tratado de paz é estabelecido, porem uma conspiração da Federação e Klingons para evita-lo é descoberta e detida, os Romulanos tentam criar uma crise atacando uma colonia Klingon, porem uma nave da Federação se sacrifica para salva-los, assim solidificando a paz com os  Klingons, uma era de Paz jamais vista acontece no ano de 2300, os Romulanos ficam em seu territorio e a paz reina, levando a "Era de Ouro" da Federação, em um periodo de paz jamais visto, a Federação para se dedicar na defesa, apenas se dedica em melhorar o conforto de seus cidadãos e eventualmente em pesquisa cientifica.

Os Klingons desenvolvem uma nave de guerra capaz de se camuflar e atirar ainda invisível, porem escondem essa tecnologia

Começam as pesquisas para a tecnologia de Transdobra que pode superar a limitação da Dobra 10, permitindo em teoria que uma nave possa fazer um "pulo" criando um "buraco de minhoca espacial" de um ponto para o outro do espaço desde que mapeado para anomalias.

Era Nova Geração (Parte 1) 2350 - 2379
Existem diferentes tipos de uniformes e a coloração da divisão muda, virando Vermelho para Comando, Dourado para Operações e Azul continua sendo de ciências

A "Era de Ouro" tem fim com o primeiro contato com os Ferengis, onde diversas naves são destruidas, mas acaba levando a um tratado de paz, mas o conflito com os Cardassianos e o primeiro contato com os Borgs marcam para historiadores o fim da "era de ouro", pelo total despreparo e inexperiência que a Federação demonstrou na resolução desses conflitos.

A Guerra entre a Federação e Cardassia (2347 - 2366) - Mesmo com tecnologia inferior a Federação os Cardassianos conseguem tomar um setor do territorio da Federação, eles sabiam que sua tecnologia era inferior e em combate com naves perderiam, por isso usaram taticas de guerrilha que pegaram os oficiais da Federação despreparados, sem nenhum conflito ou guerra, os oficiais da federação não estavam preparados para o conflito, eventualmente a federação expulsou os Cardassianos e critou um tratado de paz, demarcando o territorio, apesar de estar em clara vantagem no conflito, os Cardassianos sabiam que iriam perder e que esse seria o resultado da benevolente federação, mas todo o conflito foi para fazer propaganda do Imperio cardassiano e seu poder militar para as outras civilizações e governos espaciais, mesmo após isso a Federação tentou continuar com seu modo extremamente pacifico de exploração espacial, apesar dos avisos de alguns militares e politicos que deveriam se dedicar mais a defesa.

Velocidade de Cruzeiro Dobra 6,5, Dobra máxima 9,90

- Nova Geração -  Data é a primeira forma de vida inteligente artificial criada por um cientista cidadão da Federação, ele se torna oficial da Frota Estelar e mais tarde é reconhecido como um cidadão da Federação,  Os Romulanos entram no Território da Federação, demonstrando que possuem varios Romulanos infiltrados nos mais altos postos da Federação, os Borgs surgem mais tarde destruindo a maior parte da frota de naves da Frota Estelar, a Frota Estelar começa a criar naves voltadas para guerra e um futuro conflito com os Borgs que foi crucial para a sobrevivência na guerra contra o Dominion e outros conflitos, a situação de Bajor é descoberta, a Federação troca territorios na fronteira com os Cardassianos em troca do reconhecimento e territorio da Republica de Bajor, pessoas insatisfeitas com isso criam o movimento Maqui.

-DS9 - A estação DS9 é uma estação cardassiana de batalha modificada com tecnologia da Federação, após o acordo de Bajor, não havia nada pelo que os Cardassianos se interessarem por Bajor, afinal tinha levado todos os recursos importantes desse setor, porem os Profetas criam um buraco de minhoca entre o Quadrante Alfa e o Gama, despertando interesses de diversos governos sob o territorio de Bajor, especialmente dos Cardassianos, mais tarde os Dominion que vieram do Quadrante Gama tentam conquistar o Quadrante Alfa, começando a Guerra Dominion, no final a Federação fica destroçada mas consegue vencer o Dominion e estabelecer um tratado de paz, Cardassia fica devastada mas se recupera rapidamente, assim como Bajor  que começa uma forte amizade com a Aliança Ferengi e a Federação, os Klingons voltam a usar as naves que se camuflam e podem atacar, mas elas são consideradas muito custosas

- Voyager - a Nave Voyager é jogada no quadrante delta, em velocidade de dobra máxima ela levaria 77 anos para chegar ao quadrante alfa, então ela começa a sua jornada, descobrindo que os Borgs se originam desse quadrante pelo menos na via lactea, eles descobrem como utilizar a tecnologia transdobra através de um portal criado pelos Borgs, evitando uma invasão Borg ao quadrante Alfa, a Voyager finalmente retorna ao quadrante alfa, começa o debate sobre os direitos das formas de vida artificial holográficas que despertaram seciencia, 

Era Nova Geração (Parte 2) - 2380 - ?
Os Cientistas da Federação descobrem que o sol do sistema capital Romulano vai entrar em super nova, o embaixador Spock convence os romulanos do perigo e tenta reverter ou ganhar mais tempo para evacuação do sistema capital e os afetados, porem spock falha, a Federação então tenta um esforço de recuperação, o Almirante Picard lidera os esforços de evacuação, a construção das naves são feitas em Marte por trabalhadores automatos, porem eles tem um mau funcionamento e se rebelam (mais tarde é revelado que foram hackeados), a federação desiste de ajudar os Romulanos, causando uma crise de refugiados dentro do territorio romulano, bilhões de romulanos morre, os Romulanos voltam a ficar hostis com a Federação, porem seu imperio virtualmente acabou.

É descoberto uma sociedade secreta romulana que ninguém sabia existir, ela quer evitar que formas de vida inteligente artificiais sejam criadas, pois isso pode atrair a desutruição de toda a vida organica inteligente na terra, por formas de vida inteligente artificiais de outra galaxia, no final a crise é revertida por Picard e seus aliados, que evitam a invasão e salvam as  formas de vida inteligente artificiais iguais ao Data que foram criadas, Picard vira uma forma de vida artificial


Era Discovery parte2 -  3189 -  ?
Os membros da Federação quase todos sairam dela após a "queimada", que foi quando todo o Dilitium conhecido usados em naves em dobra simplesmente explodiu, a unica coisa que mantem os ideais dela unidos é a Frota Estelar, que começa  tentar reconstruir a Federação fazendo com que diversos governos espaciais que um dia fizeram parte dela volte, o Dilitium está mais raro do que nunca e é vital para a viagem espacial de dobra, aparentemente a pesquisa de transdobra foi deixada de lado.

Velocidade de cruzeiro dobra 7, velocidade máxima Dobra 9,99
Era Guerra Fria Temporal - 3201 - ?
Durante o século 32, a Federação é parte de uma grupo Galactico, a Frota Estelar não existe mais, todos os governos da Galaxia da  Via Lactea se uniram para criar uma nova organização militar e travam uma guerra fria temporal, com organizações de outras Galaxias e grupos terroristas temporais, todos querem romper os acordos de viagem temporal e criar uma linha do tempo que considerem perfeita para eles, a agencia temporal tenta evitar essas mudanças, mantendo pontos fixos no tempo fundamentais, não se sabe muito sobre esse periodo.



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