sábado, 8 de janeiro de 2022

Amazonas para Storyteller

Publicado originalmente na Dragão Brasil 55

Indice
Origens
A Crença
Sociedade
Iniciação
Antagonistas
Durante o Apocalypse
Doutrinas
Qualidades e defeitos
Antecedentes
Criação de personagem
Origens:
Lendas sobre mulheres guerreiras existem em diversas sociedades, na Europa as Amazonas gregas, na Etiópia outro grupo, assim por diante, porem historicamente comprovado muito recentemente foi encontrado uma vila de séculos antes de cristo onde se acredita que era uma pequena vila de mulheres que seguiam a tradição das amazonas e deu origem a lenda.

As Amazonas apresentadas são aqui não são historicamente corretas, porem mais baseadas na mitologia grega.

Elas foram escolhidas por Diana (no grego Artêmis), deusa da caça irmã do deus Apollo, elas se separaram de sua cultura original e agora criaram sua própria cultura baseada na fé em sua deusa, atualmente elas podem ser mulheres de qualquer idade, raça, etnia ou cultura, mas podem ser reconhecidas pelos seus traços em comum que são sua beleza, habilidade em combate, seu jeito com animais e a habilidade de mística de reconhecer outra amazona apenas com o olhar.

O que as uni é a sua crença em Diana e sua luta contra as forças de Ares e a tentação de sucumbir a destruição, são mulheres guerreiras escondidas do mundo moderno.

A Crença 
A Crença de uma Amazona substitui sua humanidade, ela é sua devoção a deusa, a maioria inicia com 2, porem ela varia de 1 a 10, pode aumentar 3 pontos de Bonus para 1 de Crença, alguns poderes das Amazonas necessitam o gasto de sua Crença temporária, caso fique com 0 não pode usar eles, ela recupera 1 ponto de Crença por dia orando com fervor e recupera tudo dormindo.
A Amazona pode perder crença se afastar de Diana ou da missão dada por ela, toda a Amazona recebe uma missão de acordo com seu nivel de poder ou habilidades
Desde impedir que arqueólogos invadam um templo sagrado de Diana até matar todos os vampiros de um local, quando a missão é cumprida logo outra é colocada em seu lugar 
Ganhar ou recuperar Crença é tão difícil quanto humanidade para um vampiro, a Amazona que se afasta demais pode ser corrompida a virar uma serva de Ares
Quando a Crença de uma Amazona chega a 0 ela vira uma personagem do Narrador servindo agora a Ares

Sociedade
As Amazonas vivem uma vida dupla, já que Diana decretou que não podem lutar a não ser que ela ordene, porem isso não é tão dramático quanto a Mascara ou o Véu, tendo a liberdade de contar quem são livremente, apesar da maioria das pessoas não acreditar quando alguém diz ser uma Amazona.

As amazonas localmente são lideradas pelas que parecem mais competente para isso, globalmente são lideradas por um conselho das  amazonas mais velhas, formado por quatro sacerdotisas e 3 guerreiras

Cada uma delas zela por um continente diferente (As Américas contam separadamente).

O conselho pode apenas aconselhar, quem lidera é a própria deusa Diana

Cada Amazona contribui como pode, mas não é exigido voto de pobreza para elas ou que doem tudo para a Ordem, algumas porem fazem isso por livre espontânea vontade.

A Iniciação
Poucas amazonas são descendentes das primeiras escolhidas, a maioria morre devido a sua guerra secreta antes de poder gerar filhos, quando uma amazona completa 14 anos ou mais ela passa pelo ritual de iniciação, onde a propria deusa é invocada no local, apenas amazons com crença 8 ou maior podem ve-la, mas o restante pode ouvi-la, nesse momento podem jurar fidelidade e devoção a ela ou recusar, caso recusem as memorias sobre o evento e tudo relacionado sobre as amazonas que ela saiba será apagada da memoria dela, caso aceitem recebem uma armadura e o seu item magico pessoal

Antagonistas
As Excluídas - Além de Ares, existem as amazonas que servem a ele chamadas de Excluídas, elas aprendem novas doutrinas com ele e tem o poder de provocar conflitos, incitar o frenesi e fúria em seres sobrenaturais, sua Crença se torna Selvageria e promover o caos e a violência como modo de vida, elas não podem mais se passar por Amazonas, essas são as principais inimigas delas assim como qualquer um que ameaçar sua deusa

Vampiros  - Para as amazonas é um destino pior que a morte, todos desse tipo devem ser exterminados ou curados de sua maldição

Lobisomens - Podem ser aliados, porem estão muito enfurecidos sob influencia de Ares, as Furias negras tentam ser aliadas das amazonas, mas sua natureza selvagem e de furia muitas vezes não concilia com a filosofia amazônica

Magos - Mortais que se acham deuses, os arrogantes e malignos devem ser extirpados, os que conciliem com nossa filosofia podem ser aliados

Fadas - eles são parte de nossa cultura, podem ser aliados e devem ser protegidos

Imortais - como todos os outros, somente as mulheres podem algumas serem de confiança ou aliadas


Após o Apocalipse e a Queda dos Deuses

No passado Amazonas vendiam seus filhos homens como escravos e matavam seus parceiros como devoção, hoje essa pratica não é mais feita,  depois da queda dos deuses que aconteceu em 1999, onde todos os fins dos panteões ocorreram, algumas oferecem seus filhos para Hefesto em troca de itens de poder especial.

Os poucos deuses que sobreviveram se reorganizaram para tentar sobreviver ao fim que já previram acontecerá em 2099 para eles, nenhuma Amazona pode agora tentar ferir uma divindade sem autorização e nem pode tentar ferir uma divindade sobrevivente do Panteão Grego isso inclui Ares

Os deuses que sobreviveram possuem uma fração de seu poder e precisam de toda  ajuda possível

Doutrina
São os "poderes" das Amazonas, separadas em dois tipos, as de Guerreira e as Sacerdotisa, se uma quiser ela pode depois de atingir nivel 5 do seu "tipo", podem liberar suas armas e armaduras e comprar doutrinas como se fosse uma doutrina nova (veja pontos de experiência) , começando com o nivel  do outro tipo, tendo assim poderes dos dois tipos

Doutrinas da Guerreira
N1 Servas da deusa - pode se transformar em uma Corsa (destreza +2) ou em uma Pantera (Destreza +1, Força +1 garras sem dano agravado) durante uma cena por dia sem nenhum teste
N2 Precisão Gastando um ponto de força de vontade a amazona ganha Bonus igual a sua percepção no uso de armas de longo alcance (exceto armas de fogo)
N3 - resistência - esse poder está sempre ativo e não precisa de teste - sempre que sofrer dano, os efeitos  automaticamente sua caixa de vitalidade é reduzida em -1, ou seja uma Amazona Ferida ou Machucada pode agir tranquilamente sem nenhum redutor, uma amazona Aleijada tem -4, mas uma amazona incapacidade ainda não consegue se mexer 
N4 - Sincronia - Gastando 1 ponto de força de vontade - a amazona soma todos os dados de até 4 aliados podem ser amazons ou não, desde que estejam usando as mãos nuas ou armas brancas em um só com dificuldade +2, porem esse poder não funciona com armas de fogo, o oponente pode fazer um teste de esquiva ou tentar absorver
N5 - A amazona gasta 1 ponto de força de vontade e testa sua crença (dif7) caso passe no teste ela recebe a benção da sua deusa, para cada sucesso ela pode aumentar um atributo até o limite de 8 durante um turno

Doutrinas de Sacerdotisas 
N1 - Escutar a deusa - Elas conseguem ouvir os conselhos da deusa, como bom senso qualidade e literalmente são aconselhadas pela deusa, por isso não é necessário testes ou gastar nada para usar os poderes
N2 - As palavras da Deusa, serve para convencer os descrentes, é mais poderosa persuasão porem sutil, teste Carisma + liderança dificuldade igual a força de vontade do alvo (-2 para mulheres -1 para homens)
N3 - Invocar predadores - A amazona pode invocar os animais ao redor que são caçadores ou predadores, para invocar Carisma + empatia com animais, para controlar Manipulação + Liderança, a dificuldade é igual  a quantidade de animais
N4 - Invocar elementos - teste Carisma + Ocultismo dificuldade variavel ex 4 para invocar agua perto de um rio, 9 para fogo dentro de um frigorifico, fica a criterio do narrador, um sucesso equivale a 1 litro de agua ou 1 quilo de pedras ou uma pequena chama na palma da mão
N5 - Igualdade - em situações de combate a amazona ora para deusa e pode equilibrar o combate, ela testa sua crença na dificuldade do alvo, cada sucesso cancela 1 nivel do poder sobrenatural do alvo (Disciplinas, dons, esferas, etc) durante um turno, ou seja um vampiro ou mago não vai conseguir depois de afetado usar seu poder no seu nivel total, digamos que tenha nivel 4 no maximo em seus poderes sobrenaturais e a amazona tenha 4 sucessos, logo não pode usar NENHUM poder sobrenatural durante 1 turno

Qualidades e Defeitos exclusivos
Além dos citados abaixo, pode ter qualquer qualidade ou defeito que não seja exclusiva a um ser sobrenatural ou que não seja contra sua natureza
Afinidade canidea (+3) - Cães e seus semelhantes lhe aceitam como lider natural, lhe obedecem e lhe protegem, ganha +2 envolvendo testes sociais com lobos e lobisomens
Vitalidade extra 3\6\9 pontos) - a amazona aguenta mais dano fisico, 3= +1 escoriado, 6 = +1 escoriado e +1 machucado, 9 +1 escoriado, machucado e ferido

Antecedentes
Além dos citados abaixo, pode ter qualquer antecedente que não seja exclusiva a um ser sobrenatural ou que não seja contra sua natureza

Relíquias - nenhuma amazona pode ter mais de uma relíquia, caso encontre uma mais poderosa deve entregar a uma amazona mais fraca para quem precisa e assim por diante
N1 - Braceletes - podem ser usados para bloquear ataques inclusive de armas de fogo (igual a Mulher Maravilha), acrescenta +1 em esquiva no teste, exceto em caso que não possam ser aparados (como um lança chamas)
N2 - Bastão da amazona - feito da madeira dos campos elísios, considerado indestrutível, dano F+3 dano agravado
N3 - Lança - reduz -2 a dificuldade para acertar, dano F+4 agravado
N4 - flechas da deusa - criada pela própria deusa Diana, cada aljava possui 20 flechas e pode ser usada por qualquer tipo de arco, ela causa 5 de dano agravado em qualquer ser sobrenatural caso acerte, nenhum tipo de proteção pode impedir, a única chance do oponente é a esquiva
Na Lua cheia uma sacerdotisa deve orar com Manipulação + ocultismo para que 2 flechas novas surjam
N5 - Arco de Diana - dificuldade -3 para o uso, flechas normais dão 6 de dano letal, ou 7 de dano agravado caso uma amazona por livre espontânea vontade der uma de suas flechas , uma vez que amazonas não podem ter duas relíquias ao mesmo tempo

Armadura - cada nivel concede +1 para absorver dano de qualquer tipo (incluindo agravado) quando estiver usando a armadura

Criação de Personagem
Atributos 7\5\3 - inicia com Aparência +2
Habilidades 13\9\5
Força de Vontade Inicial 5
Doutrinas 3
2 pontos em antecedentes (Já começa com Mentor, reliquia e armadura 1)
Amazonas são divididas em 2 tipos Guerreiras e Sacerdotisas
Guerreiras - Aparência +2, Armas brancas, esportes, furtividade e empatia com animais +1
Sacerdotisas - Ocultismo +2, Liderança, esportes, furtividade e empatia com animais +1

Após a Iniciação são imunes ao delirio, ao estase do Beijo (mordida vampirica), qualquer poder sobrenatural de dominação mental tem dificuldade aumentada em +2 contra elas
Os efeitos de  qualquer droga ou incapacidade química (alterações químicas ou corporais), dardos tranquilizantes, gases, venenos, etc são reduzidos pela metade contra elas
Normalmente desde sua infância ela tem uma mulher parente Amazona que é sua Mentora e lhe treinou desde criança para fazer parte da Ordem.
Amazonas podem ser Parentes ou Aliados Sobrenaturais (7pts), porem não podem ser nenhuma criatura sobrenatural ou transformadas em nenhuma criatura sobrenatural
Elas podem aceitar na Ordem mulheres guerreiras Caçadoras, Garou, Imortais ou Deusas, porem não ganharam NADA com isso, alem de serem membros da ordem, nenhum poder ou artefato será dado a elas, pois são exclusivos das Amazonas
Caso a amazona seja abraçada ela perde TODOS seus poderes, virando uma vampira comum
Caso seja usada como Street fighter pode substituir sua crença 2 por Chi 2

Pontos de Bônus e experiência
Atributo - para aumentar mais um 5 pontos de Bônus ou nivel atual x 4 de experiência 
Habilidade 2 de bônus ou nível atual x 2 de experiência
Nova habilidade de 0 para 1 = 3 pontos de experiência 
Doutrinas 7 pontos de Bônus ou 5 vezes o nível atual
Nova Doutrina 10 pontos para ter de 0 para 1 uma nova Doutrina
Crença 3 de Bônus ou 3 vezes o nivel atual
Antecedentes 1 ponto de bônus - Obs nas minhas regras da casa 0 para 1 custo 3 pontos de experiência, depois disso nivel atual x2, depois disso nivel maior do que 5 nivel atual x o nivel que você quer
OBs o jogador deve sempre que aumentar qualquer valor de antecedente justificar de alguma forma como ou porque conseguiu e pagar com pontos de experiência
Força de vontade 1 ponto de Bonus ou 2 pontos de experiência por ponto

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