sábado, 3 de fevereiro de 2024

Pedido do Leitor - He-Man e os mestres do Universo para Storyteller

  

He-Man e os mestres do universo para Storyteller 

Índice 

Introdução 

Cronologia 

Criação de personagem 

Magos e feiticeiros 

Raças 

Modelo de Ficha 

Dica de Aventuras 


Introdução 

Acredito que talvez Gurps, D&D ou Mutantes e Malfeitores fossem talvez melhores, mas o leitor em questão pata Storyteller, então farei o melhor possível para isso

O Cenário de He-Man & Os Mestres do Universo, Magia, Feitiçaria e Tecnologia coexistem ( como no cenário de super heróis), existem um motivo porém que os Reinos apesar de ter alta tecnologia não possui grandes frotas, apesar de ter naves e veículos 

Os Recursos são mais escassos do que na Terra, além do planeta ser mais hostil, aliás Eternia fica em um universo onde a nossa Terra existem ( sim aquele filme málico do He-Man tem seus fundamentos, além disso o universo do He-Man dos anos 80 até os anos 90 ( sim aquele desenho do rabo de cavalo e cânon rs) é um universo do Multiverso DC Pre Cris, enquanto que o He-Man de 2001 fica no Pós Crise e existe outro Universo do He-Man que fica no Multiverso Novod 52/Renascimento 

Outros motivos de ter poucos recursos é o fato que o planeta é extremamente hostil, cheio de insanidades, então ao invés de explorar o planeta ou o espaço que poderia atrair a atenção de seres como Esqueleto e Hordak, os habitantes preferem ficar em seus reinos e fazerem explorações discretas com poucas pessoas e maximizando o máximo de seus recursos, apesar de fazerem tratados com outros reinos inclusive comerciais 

Já fiz a Cronologia das duas fases do He-Man que pode acessar abaixo 

A da cronologia original 

A Cronologia do desenho de 2002 que gosto muito e recomendo 

Escolha uma delas para ajudar na sua narração 

Criação de Personagem 

Os jogadores  pode escolher ser um Mestre do universo ( Super ou Vigilante) ou   Mago ( de Mago Ascensão) ou Feiticeiros 

Os mundos dos mestres do Universo  tem toda cara de personagens de Quadrinhos, por isso vou recomendar minha adaptação de Super Heróis para Storyteller que pode ver aqui e veja aqui para Vigilantes ( pessoas normais com poderes de Tecnologia), assim como listas de poderes aqui e aqui é jogando com Andróides ou Cyborgs aqui 

Exemplos de poderes 1 ( lista de poderes 2)

Exemplo de poderes 2 ( lista de poderes 3)


Vou listar as Raças dos Personagens mais abaixo

Supers 

Esses caras tem de fato super poderes que fazem coisas espantosas mas começam com menos pontos 

Atributos 6/4/3

Habilidades 12/8/5

Antecedentes 5

Pontos de Bônus 21

Limite em defeitos 7

Força de Vontade Inicial 3


Vigilantes

Atributos 7/5/3

Habilidades 13/9/5

Antecedentes 7

Pontos de Bônus 30

Força de Vontade inicial 5

Absorve e da dano contusivo , porém com Gagets ou manobras pode aumentar 

Absorve e da dano com as mãos nuas contusivo exceto se tiver poderes ( ver poderes)

Sem poderes iniciais 

Podem comprar o antecedente Gagets

Gagets são apetrechos tecnológicos que pode separar os pontos  em diversos Gagets ou um só, eles simulam qualquer super poder, ou podem ser criados para ter efeitos similares, porém qualquer coisa que desative aparelhos pode desativar eles, sem falar que podem ser tirados do personagem 

E o He- Man ? Ele seria considerado um Super cujo poderes deriva devem artefato e a natureza de seus poderes é mágico, mas vamos tratar mais sobre ele na dica de aventuras  e mais abaixo sobre as Raças em Kits de personagem 


E os Mago: ou Feiticeiros ?

Desde o fim da Era do Rei Greyskull cada vez menos magos e feiticeiros existem, com isso a magia apesar dos Mestres do Universo avisarem que existe e é muito perigosa assim como não devem mexer nela, as pessoas acreditam ser coisa do passado, superstição ou folclore (não me pergunte como), por isso o paradoxo existe mas também existem super poderes, por isso o mago pode fazer magia coincidente de maneira muito simples jogando Carisma + ocultismo para simular poderes do folclore ou religião local ou Manipulação + Lábia para fingir que é mais um super poder qualquer 

Existe uma distinção entre Feiticeiros e Magos no mundo dos Mestres do Universo. Assim como em Storyteller 

Faça a Ficha usando Feiticeiros Revisado pelos critérios do Narrador 

Mesma coisa para Magos, vão usar Mago Ascensão 

Porém ao invés de Tradições, os magos tem as Escolas da Magia, isso não significa que ele fez um curso de mago, mas sim o tipo de classificação de Mago, a Feiticeira é uma Maga e nasceu com um potencial de Magia assim como foi escolhida para seu cargo é um dia terá que passar para outra pessoa 

O Esqueleto Surgiu como um Feiticeiro mas fez um pacto para se tornar Mago ou aprender como se tornar um ( depende da origem ) , além que existe um mago que somente pode usar os poderes se usar um artefato, de qualquer forma vamos classificar todos eles

 

As Escolas 

A Escola dos Mágicos

Esses magos normalmente quando são considerados experientes tem um pupilo, o seu paradigma é sempre usar sua magia para o bem e a ordem, assim como a proteção de algo, normalmente se esconder em plena vista, eles normalmente são reclusos e tem um dever de proteger algo, pode ser que expandam esse dever em proteger algo para um Reino ou o Planeta, mas sua prioridade é proteger um local específico 
Ex Feiticeira vai treinar Teela que será sua substituta tanto no desenho original quanto em todas as outras versões 

Escola de Feiticeiros
Para não se arriscarem a ter efeitos colaterais do uso de magia indesejados, eles concentram sua magia em um amuleto ou objeto, caso eles percam ou não tenham contato com o objeto não podem usar seus poderes, o paradoxo não vai para eles, mas sim para o objeto, para evitar que o objeto quebre e assim perca seus poderes podem transferir o paradoxo para si, apenas recuperando sua magia se conseguir criar um novo artefato seja feito por ele ou por outros para canalizar sua magia. 
Existem diversos magos em He- Man com essas características 

A Escola do Sangue
Esses magos vem de uma conhecida linhagem de magos ou seres magicos ou de alguma forma tem sangue de um ser sobrenatural nas suas veias, eles usam seu sangue para canalizar magias, podem usar mais sangue magico para magia do que um humano normal pode usar para isso, John Constantine era o mais poderoso dessa escola quando tinha o sangue de um demonio em suas veais, mas foi retirado dele, nesse caso ele usa seu sangue na magia sofrendo dano de acordo com seu uso de magia, o paradoxo vai diretamente em seu corpo, por isso John Constantine adquire seu cancer "místico" e "incurável".
Ex Maligna era filha de um poderoso mago em todas as versões 

A Escola dos Guardiões 
São poderosos magos que são seres sobrenaturais mas precisam de objetos de poder para canalizar seus poderes, eles tomam paradoxo e não transferem ele para um objeto ( diferente da Escola dos Feiticeiros) , mas podem fazer magia sem eles com dificuldade para qualquer teste em +3
Gorpo vem de uma raça naturalmente mágica, mas tinha uma varinha que ajudava ele a fazer magia, sem ela consegue fazer mas tudo é muito mais difícil 
A escola dos Arquimagos
Seres divinos (Deuses, anjos, demonios, fadas, etc,) fizeram um Pacto com você e em troca de lê dar os poderes de um mago e lhe ensinar sobre a magia, você servirá a eles eternamente e seus poderes não afetam diretamente aqueles com que fez o Pacto
Hordak fez um pacto com o Esqueleto, onde deu aptidão para Magia em troca de servidão, em outras versões Esqueleto fez um pacto com outros seres para ganhar seus poderes de mago

 

Raças ( Kits de Personagens)

Eterniano ( assim chamado todo o humano de suas diferentes etnias e também humanos de pelo com tonalidade azul que nasceu no território do Reino de Eternia ou no continente que fica ela ou em algumas versões humanos no planeta) , no início Eternia se expandiu para além do continente gerando hoje diversos reinos independentes com suas próprias culturas que tem diversos nomes e não reconhecem a autoridade da monarquia de Eternia, todos normalmente não tem poderes, os que tem viram parte dos Mestres do Universo, esses poderes podem ser de qualquer tipo o jogador fica livre para escolher 

Povo Serpente 
São um povo que fica no subsolo, originalmente construíram a Montanha da Serpente onde vive Esqueleto, que era o castelo de seu rei e divindade o Rei Serpente chamado Hiss ( em algumas versões Rei Cobra), o Rei Serpente foi preso pela Horda na época do Rei Greyskull e a missão do povo serpente é fazer tudo para libertar seu rei, alguns no entanto trabalham como mercenarios ou são criminosos 
Ao invés de 7 pontos para escolher em poderes possuem inicialmente Super Força 3, Invulnerabilidade 3 e Fator de Cura 2. Suas presas possuem veneno de cobra, sua restrição é que não podem comprar poderes extras só aumentar o que possuem exceção de seu rei que é o único mago conhecido da raça, porém fazendo pactos podem ter outros poderes 


Povo Ave
São uma monarquia organizada e parecem com humanos exceto que tem asas e penas, também usam  tecnologia para melhorar sua habilidade de voar e também armas, são o povo com a mais antiga aliança com o Reino de Eternia, graças a isso Eternia conseguiu fazer um pacto de paz com o povo Abelha, já que o povo ave e o povo abelha tem um conflito secular 
Tem inicialmente Voar 4 e Vigor 4

Povo Fera
Vivem em diversas florestas, não tem governo organizado 
Super Forca e Invulnerabilidade  4, tem o dom natural de controlar qualquer animal terrestre ou voador  que não seja inteligente ou mágico ( não controla os dragões por exemplo)

Povo do Mar
Vivem nas profundezas dos oceanos em tribos nômades 
Super Forca e Invulnerabilidade 3, anfíbio podem respirar dentro e fora da água, assim como controlar qualquer animal marinho que não seja inteligente ou mágico 
Povo abelha 
Tem um vasto reino feito de colmeias, tem uma rivalidade com o povo ave, seu mel e a única forma de se alimentar e seu maior tesouro, porém se alguém que não é desse povo tomar receberá todos os atributos físicos em +2, além de todas as esferas, seu Arete ou super poderes em +1 durante 24 horas, mas depois terá uma forte dor de barriga por 24 horas 
Voar 4, Vigor 2 e Força 2

Dragões 
No desenho original tinha o último dos Dragões que era extremamente poderosos, no desenho de 2001 Dragões são inteligentes mas não tem como se comunicarem e nem poderes mágicos mas podem ser controlados pelo povo fera 

Modelo de Ficha 
Use o modelo de Ficha de Idade das Trevas

Adicionem em 

Adicione em 
Talentos 
Ofícios 
Intriga
Jogos de Azar

Perícias 
Condução 
Pilotagem 
Navegação 
Armas de energia 
Cozinhar 
Demolição 
Meditação 
Segurança 

Conhecimentos 
Acadêmicos 
Computador 
Direito
Ciências
Cosmologia 
Enigmas 
Financas 




Imagem de He-Ro o sucessor de He-Man
Dicas de Aventura 
Aventura para Jogo
Os Novos Mestres do Universo 
Quando Adam assumiu como Rei de Eternia após a morte de seu pai, sua mãe disse querer retornar para seu mundo natal da Terra, porém Adam antes disso se casa e tem um filho com Tee-La, mas apos o nascimento deste, a mãe de Adam parte de volta para a Terra
Quando o filho de Adam ainda é um recém nascido, a Feiticeira diz que está na hora se Tee-La assumir o lugar dela como a nova Feiticeira como estava destinado a acontecer, obrigando Adam a cuidar do seu filho sozinho, Adam depois se casa novamente, tendo mais um filho, porem seus dois filhos tem uma rivalidade e querem o trono, sabendo disso Adam esconde a espada do poder em sua velhice 
Após sua morte, seus dois filhos decidem separar o reino de eterna depois de uma violenta guerra civil, gerações se passaram, agora Eternia é  uma nação fragmentara de pequenas cidades estado e reinos, duas linhagens de sucessão buscam por tomar toda Eternia
Quando o Esqueleto e Maligna retornam com novos Mestres do Mal, o povo clama pela proteção dos Mestres do Universo,  a nova Feiticeira então reúne os maiores heróis de toda Eternia para serem os novos Mestres do Universo e impedir Esqueleto 
O narrador pode introduzir He-Ro ( descendente de Adam e Tee-la assim como novo portador da Espada do Poder, assim como rei prometido, mas acho melhor não fazer isso, pois poderia roubar o protagonismo dos Jogadores ( afinal eles são os heróis da história), por isso não coloquei ele na história 
Outra solução é dizer que ele foi levado e criado em Primus ou na Terra sem poderes (aliás a ideia do desenho dos anos 90 era Primus ser a Terra do futuro)
Existem muitas possibilidades mas tente deixar o foco do protagonismo nos personagens dos jogadores 

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