terça-feira, 5 de julho de 2022

As Escolas de Magia do Universo DC

                

Atenção - As Escolas de Magia estão iguais a dos Pós Crise (pois tem mais informação), mas muitos conceitos foram incorporados nos novos 52

Indice
Magia DC vs Magia de Mago Ascenção
Escolas de Magia
Outros tipos de Magia
Motivação


Magia DC vs Magia de Mago Ascenção
As Escolas de Magia são como as "Tradições" de Mago a Ascenção, cada uma tem seu modo de usar a magia, que pode ser considerado seu "Paradigma", assim como em mago magias podem perder o controle que é a explicação para o "Paradoxo" de Mago para os magos dos quadrinhos.

Lordes da Ordem e Lordes do Caos - Acima de todos os conflitos misticos, existem o conflito entre o bem e o mal, o caos versus a ordem, os magos podem escolher não se envolver diretamente no conflito, mas indiretamente todos estão interligados, os magos da Ordem desejam equilibrio, evolução e Ordem, já os magos do Caos se assemelham aos Nefandi por quererem o retorno do caos primordial, querem a liberdade e destruição de tudo que a ordem tenta criar no universo, os Altos Lordes da Ordem (só existem um de cada) querem o equilibrio completo na balança em um conceito que os mortais não conseguem entender

Em livros da Magia descobrirmos que a magia tem seu "preço", a qual o mago pode não saber necessariamente mas outros magos mais poderosos podem saber, tudo que o mago sabe quando "desperta" é que existe um preço alto e que se ele quiser ser mago deve aceita-lo.

Homo Magi - ser um Mago e ainda um Homo Magi é uma qualidade de 7 Pts que permite o jogador começar com +1 em Seu Arete, eles normalmente nascem magos e não "despertam", mesmo assim os Homo Magi tem um preço a pagar.

Paradigma extra - Se tornando super heróis ou super vilões os magos tem no uso de magia (exceto a vulgar) simulando serem "super poderes" a dificuldade reduzida em -1 como se fosse seu foco unico, mas devem seguir as "regras" dos super herois, anti herois ou super viloes (veja motivação), fazendo isso Teleporte por exemplo deixa de ser considerado uma magia vulgar

A Busca - Assim como os super herois ela pode aumentar SEM BUSCA seus poderes, gastando o mesmo que descrito no livro Mago Ascenção se seguir sua motivação (veja motivação)

A Escola dos Mágicos
Esses magos normalmente quando são considerados experientes tem um pupilo, o seu paradigma é sempre usar sua magia para o bem e normalmente se esconder em plena vista, eles fingem ser magicos ordinarios e não podem usar seus poderes normalmente nas suas atuações, aprendendo a serem magicos tradicionais, sempre falar ao contrario ou falar palavras magicas, ou seja caso não seja capaz de falar é incapaz de usar seus poderes ou usar magia, seus inimigos são os magicos sombrios que tem uma filosofia completamente oposta a deles mas precisam usar a magia da mesma forma.
Maga mais poderosa conhecida Zatanna
( O mago Sargon e seu amuleto de familia)
Escola de Feiticeiros
Para não se arriscarem a ter efeitos colaterais do uso de magia indesejados, eles concentram sua magia em um amuleto ou objeto, caso eles percam ou não tenham contato com o objeto não podem usar seus poderes, o paradoxo não vai para eles, mas sim para o objeto, para evitar que o objeto quebre e assim perca seus poderes podem transferir o paradoxo para si, caso ele seja um Homo Magi e seu artefato seja destruido ele ficará com arte 1 e 1 ponto em 3 esferas a sua escolha, apenas recuperando sua magia se conseguir criar um novo artefato seja feito por ele ou por outros para canalizar sua magia. 
Mago mais poderoso conhecido - Senhor Destino
A Escola do Sangue
Esses magos vem de uma conhecida linhagem de magos ou seres magicos ou de alguma forma tem sangue de um ser sobrenatural nas suas veias, eles usam seu sangue para canalizar magias, podem usar mais sangue magico para magia do que um humano normal pode usar para isso, John Constantine era o mais poderoso dessa escola quando tinha o sangue de um demonio em suas veais, mas foi retirado dele, nesse caso ele usa seu sangue na magia sofrendo dano de acordo com seu uso de magia, o paradoxo vai diretamente em seu corpo, por isso John Constantine adquire seu cancer "místico" e "incurável".
A Escola dos Campeões
Esses magos dividem seu corpo com seres sobrenaturais seja porque ele realizou o ritual ou alguem fez isso com ele, quando se transformam todo o ferimento que sofreram desaparece, porem se morrerem os dois morrem, algum tipo de frase ou palavra magica realiza a transformação, ele adquire dupla personalidade (a dos dois), o jogador deve dividir seus poderes nas formas, exemplo Jason Blood tem bastante conhecimento mistico mas pouco poder bruto, já Etrigan é puro poder e pouco conhecimento, quando transformado a consciência da forma anterior adormece, caso o ser deveria estar preso em algum dimensão (um deus nordico no Valhalla, um anjo no paraiso ou um demonio no inferno, etc) sua conciencia é mandada para lá.
O mais poderoso dessa escola é Jason Blood\Etrigan
A Escola dos Guardiões
São pessoas escolhidas por um elemento para serem magos, eles respondem diretamente a esses elementos e devem protege-los, existem lementos que não vão com a cara um do outro e são inimigos, mas todos são afetados pela poluição que diminui -1 em seu arte de acordo com o nivel de poluição do local atrapalhando seus poderes, alem da magia podem comprar super poderes elementais que não tem o "preço" que a magia existe e nem paradoxo, porem são mais limitados que a magia.


A escola dos Arquimagos
Seres divinos (Deuses, novos deuses, anjos, demonios, fadas) aprenderam e transcenderam usando a magia, eles precisam comprar os pontos necessarios para serem magos ou para serem o tipo de ser divino que eles querem ser, eles são obrigados a fazerem parte da eterna luta do bem contra o mal, porem transcendem sua natureza se tornando agentes diretos da magia e presos a ela.
O Mais poderoso deles é o Vingador Fantasma


A Escola dos Juizes
A Presença escolhe uma pessoa para embuir ela com imenso poder e responsabilidade, o mortal embuido com esse poder deve usar seu senso de responsabilidade e justiça para julgar como usar esse poder, normalmente ele é escolhido por ter um forte senso de justiça mas ter feito coisas consideradas erradas em sua vida, ao aceitar seu fardo ele ganha uma chance de redenção, porem ele responde diretamente a presença e caso suas ações sejam consideradas erradas seu poder vai sendo diminuido aleatoriamente pela Presença.
O mais poderoso conhecido é o Espectro e seus hospedeiros

Outros tipos de magia

Magia demoniaca - usada atraves da corrupção de pessoas, quanto maior for a corrupção mais energia é gerada

Magia Atlante - O mago que domina esse poder é capaz de simular super poderes de manipulação de elementos AGUA e Eletricidade, porem ele pode converter seu nivel de poder em energia mistica semelhante a "quintessência" de mago, Arion nasceu muito antes da magia atlante existir e era de fato um mago da escola de sangue .

Magia Negra - Conhecida como Magia Sombria ou do Caos é uma magia que é mais facil de fazer mais tem um preço mais alto para seu usuário e perverte a realidade

Magia de Sangue - usando o sangue de um mago (somente esse serve para fazer magia) pode realizar feitiços, magias, etc, feitiços podem utilizar sangue de um mortal virtuoso, porem feitiços de altos poderes exigem sangue de seres sobrenaturais ( o que inclui magos);

Magia Divina - Autorizado pelos deuses, quando usar palavras chave pode se o deus autorizar usar um ou mais  dons divino que foi lhe permitido ter

Legomancia - Magia falando palavras ao contrario

Magia da Alma - magia que usa a alma das pessoas, seja consumindo ela aos poucos( o que corrompe a pessoa) ou completamente de uma vez para aumentar seus poderes ou realizar magia

Tecno alquimia - Usando alquimia e tecnologia extremamente avançada pode replicar os efeitos da magia, Elphis Levi é creditado como criador e por usar " misticismo computacional" e eletricidade como condutor entre o reino físico e metafisico  para fazer magia.

Ciência Arcana - igual a tecno alquimia porem usando métodos científicos misturados com magia criado pelos atlantes

Magia da Ordem - usa artefatos para canalizar magia e assim não corromper e não alterar mais do que deveria a realidade (igual a escola dos feiticeiros faz)

Magia do Caos - semelhante a magia negra

A Motivação é a força motriz por trás do Personagem agir como ele age, eles estão juntos com a sua natureza e Comportamento, é a sua motivação heroica, você pode recuperar durante o jogo 1 ponto de força de vontade temporária se interpretar ela em momentos difíceis, assim como ganhar 1 de xp no final da partida

Motivações heroicas

Thrill Of Adventure (Emoção daaventura): Bater nos bandidos,salvar o dia e ainda fazer sucesso com o sexo oposto - o que mais alguém pode querer? Muitos heróis jovens e/ou iniciantes tem essa motivação; adoram o combate, são bravos, porém descuidados, e por vezes acabam protagonizando cenas cômicas. É completamente o oposto a "poder indesejado". ex Guy Gardner
  • Upholding the Good (Manter o bem): o herói defende os valores mais nobres do ser humano - verdade, bondade, compaixão, caridade, etc.. Sempre respeita as leis e tenta ajudar os mais fracos. Pode ser visto por alguns como careta, escoteiro, etc.. mas desfruta sempre de grande prestígio com o público. É o herói na sua acepção mais clássica. Ex.: Superman.




  • Seeking Justice (Buscando Justiça): o herói vive uma verdadeira cruzada contra os malfeitores. Não se importando se para isso ele vai precisar quebrar leis ou braços, a justiça tem que ser feita - a qualquer preço. É normalmente um herói obcecado e solitário. Ex.:Batman.


  • Unwanted Power (Poder indesejado): Tudo que o herói queria era ter uma vida comum como eu e você. Mas o cruel destino fez com que ele recebesse esses poderes, e agora ele tem que viver com isso. Ele enxerga seu poder quase que como uma doença, da qual quer se curar. Normalmente se junta a grupos de pessoas como ele para buscar aceitação e esquecer a rejeição dos "normais". É um personagem com ótimo potencial dramático, que tentará levar uma vida normal tanto quanto for possível. Ex.: Cyborg (Victor Stone) .
  • Mercenary (Mercenário): O personagem faz o que faz por um único motivo: dinheiro. Não importa o que, quando e quem, desde de o pagamento seja bom. Apesar de não acreditar em valores ou leis, ele muitas vezes possui seu próprio código de honra que limita o quão "mau" ele pode ser. Mas nem todos tem essa conduta. Ex.: Lobo, Hitman, 
    • Survival (Sobrevivência): Seus atos visam primariamente sua própria sobrevivência ou do grupo/clã/tribo que você pertence. Ex: Os Vampiros de Rosewood
    • Do what "?" want (Fazer o que "?" quer): Você obedece cegamente a uma pessoa específica (substitua "?" pelo nome desta pessoa). Seus atos serão de acordo com a motivação desta pessoa.
    • Nothing better to do (Nada melhor para fazer) : o personagem não tem outra atividade melhor para fazer com a vida. Diferente de Unwanted Power, o personagem geralmente é um inútil, trapalhão ou outra classificação para zé-ruela. Ex: Gnort
  • Responsability of Power (Responsabilidade do poder): "grandes poderes vêm com grandes responsabilidades" é basicamente a linha de pensamento do herói com essa motivação. Ele tem habilidades fora do comum e por isso se sente na obrigação de ajudar os outros. Ex.:Homem Aranha .
  • Motivações Vilanescas (poder ser usadas para NPCs vilões)

  • Nihilist (Niilista): Esse vilão deseja acima de tudo a destruição completa e absoluta de tudo a sua volta. Quanto mais for destruído, quanto mais mortes houver, tanto melhor. Possuindo um ódio inexplicável por tudo o que há, ele pode ser tanto um suicida alucinado com uma bomba nuclear como aquele que arquiteta o nosso fim num tabuleiro de xadrez. Ex.: Anti-Monitor , Solomon Grundy .
  • Psychopath (Psicopata): O personagem é dominado for um fluxo incontrolável de emoções negativas: medo, ódio, inveja, etc.. e isso faz com que eles cometa as maiores atrocidades sem sentir remorsos. Ele pode ser simplesmente louco ou ter uma moral distorcida e malévola. Não se importa de matar e seus sentimentos e razões são incompreensíveis para qualquer outra pessoa. Ex.: O Coringa , Lobo .


  • Power Lust (Fome de Poder): Tudo que o vilão quer é dominar - o país, o mundo, a galáxia ou talvez o universo inteiro. Ele fará tudo o que julgar necessário para atingir seu objetivo. Ele pode ser traiçoeiro, honrado ou megalomaníaco, pode por vezes se ocultar sob o disfarce de líder e levar vários a segui-lo. Por outras é um respeitável e/ou influente membro da nossa sociedade. É um dos tipos mais comuns, perigosos e astutos de vilão. Ex.: Lex Luthor .
  • Thrill Seeker (Caçador de Emoções): semelhante à "emoção da aventura", este vilão está no mundo do crime porque "é legal", ele sente prazer na contravenção, ou simplesmente gosta de atormentar os heróis. Usualmente não é muito amante do combate, se perceber que as coisas podem virar contra ele, não hesita em fugir. Raramente usa de violência desnecessária. São relativamente inofensivos se comparados com outros tipos de vilões. Ex.: Mulher Gato , Sr. Mxyzptlk .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RPG - Rio 1701

  Download  Clique acima para baixar  Rio 1710: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança livro de RPG inspirado no Rio Colonial https://...